quinta-feira, 17 de abril de 2014

GESTÃO E AUTONOMIA DA ENFERMAGEM







NB:
Cada vez mais se nota a necessidade de fazer uma visita às escadas que tivemos de subir para chegar onde chegamos.
Ouvir falar de autonomia para amparo, qual bastão, da incapacidade de quem teima em não querer aceitar as limitações a reclamarem acção urgente de alargamento de horizontes, para poderem ver um palmito mais além.
Dizia Coriolano Ferreira, vulto conhecedor da história da organização do Sistema de Saúde Português, sabia mais bem do que ninguém o papel dos Enfermeiros como pilares dos Sistema.
Aconselhava os seus pupilos para Administradores Hospitalares;
Srs. alunos, se quiserem fazer algo de útil nos hospitais, tenham sempre os enfermeiros do vosso lado.
Ainda se pode ler: «Uma profissão ou é autónoma ou ainda não é profissão».
Se temos a certeza que a Enfermeiro é Profissão, então, ela é necessariamente autónoma.
Falar de autonomia aos Enfermeiros é tão caricato como falar-lhes de humanização, que eles personalizam,  concretizam, antes e depois de muitos outros profissionais.
Vale a pena perder uns minutos a ler esta sábia lição do fundador da escola de fabricar administradores hospitalares. A tal de Telheiras, no edificio do INSA, que o mau bandalho, abandalhou. Este é indigno do Mestre e sabe, muito bem o que fez e porquê; e eu também.
Faz-me tanta pena; causa-me tanto dó, ver colegas sindicais a serem um autêntico desastre ecológico da Profissão, porque nunca leram uma linha dos Mestres. Prestam-se ao papel de se oferecerem para sindicalistas sem nunca terem exercido a Profissão e sem terem estudado o suficiente da Profissão Enfermeira.
Defensores do "socialismo" [autoclassificado de científico], que o duo Marx-Engels tentou recriar, copiando Hegel e outros, sem os entenderem, na essência, com os resultados, que estão à vista de toda a gente, são uns pobres ignorantes, que os sabidolas exploram.
Se lerem o que o Prof DR. Coriolano disse aos Enfermeiros, em congresso, cuja forma de reunião das elites de Enfermagem, esses ignaros, também destruiram, Ficariam a saber o tamanho das asneiras que divulgam com fins perversos para a Enfermagem que pretendem concretizar.
Eles são contra as especializações na Enfermagem, mas não sabem porquê.
Se não sabem o que é a Enfermagem;
Se não sabem o que é uma especialização, como já demonstraram exaustivamente...
Então temos de virar a medalha e, ler-lhe no reversso, aquilo em que estão a favor, denunciando, sobretudo, os criminosos, sim; os criminosos, que exploram a ingenuidade inepta desta gama de sindidicalistas, os mais perfeitos IU conhecidos.


Sem comentários:

Enviar um comentário