terça-feira, 22 de abril de 2014

PÍTIA SENTADA NA TROIKA, NO TRÍPODE OU TRIPÉ


NB: Vejamos as semelhanças entre a pítia ou pitonisa e a troika.
Comecemos pelo número 3 (a conta que Deus fez), é o número perfeito.
O careca, o etíope e o mudo, são 3 em 1 que se senta no tripé, (trípodo] a fazer de pitonisa que emite, ora sons claros, ora arrotos, ininteligíveis que os sacerdotes Pedro e Paulo interpretam.
{Os oráculos tinham um carácter mais ou menos enigmático e ambíguo, prestando-se, por isso, a várias interpretações, por vezes até, divergentes ou contraditórias. Inicialmente a Pitonisa profetizava, apenas uma vez por ano, no começo da primavera. Mais tarde, os oráculos passaram a ser proferidos mensalmente, com excepção do inverno}.
Se analisarmos o que se passa com os cortes que o oráculo da Pítia (Troika) profere e que nós, mortais, não ouvimos e a interpretação que os sacerdotes Pedro e Paulo deram,  a propósito dos cortes dos salários, Pedro interpreta o oráculo da Pítia duma maneira e Paulo de outra.
Esta Pítia parece uma invenção do Governo, a que paga principescamente, para proferir os oráculos que o Governo quer, para desabituar os Portugueses de viverem como ricos, acima das suas possibilidades e para interpretar os cortes que ora são temporários, ora são permanentes.
Parece que o receio dos sacerdotes Pedro e Paulo é a partida da Pitonisa, como aconteceu com a Esfinge, quando Édipo descobriu que o enigma era o próprio homem que de manhã (em criança) caminha a 4 pés; ao meio dia caminha a 2 (homem feito) e à noite (Velho e tropego) caminha a 3 pés: 2 + 1 bengala.
A Esfinge afogou-se, porque Édipo lhe descobriu o "enigma".
Imagine-se que a Troika é o tal emissor de oráculos, como é que o governo vai fazer, se aparece um Édipo que descobre isso.
Pedro e Paulo seguem o destino da Esfinge ao serem apanhados no disfarce?
Esperemos mais um pouco!

Com amizade,
José Azevedo


Sem comentários:

Enviar um comentário