quinta-feira, 11 de abril de 2019

O DEMIURGO OU ORDENADOR UNIVERSAL



Enquanto o demiurgo platónico se destinava a estabelecer uma ligação ou ponte, entre o conhecimento sensível e o inteligível, consegui, tentando imitá-lo, descobrir uma ponta do fio da meada, que tem enredado a negociação coletiva do ACT/FENSE.
Os deuses estão com a FENSE.
Parei na bomba da Mealhada para dar de beber ao burro.
Aproveitei a oportunidade para cafeinar um pouco,  o estômago e esticar os artelhos.
Na mesa ao lado falava-se da forma de resolver e como foi resolvido o conflito dos estivadores no porto de Setúbal.
Como o Sindicato que controlava a luta dos estivadores exteriorizou as "garras", o "alguém"  criou em meia dúzia de dias com uma dezena de estivadores e um pau mandado, um Sindicato que viu publicado o seu estatuto, em tempo recorde.
Seguiram-se as propostas para resolver os problemas laborais dos estivadores.
E a guerra da estiva do porto de Setúbal, parou.
A minha mente perversa começou a fazer comparações:

1 - A FENSE é uma boa Federação e tem uma boa proposta de carreira para os Enfermeiros; MAS É MUITO AMBICIOSA; É MUITO IRREALISTA, dizia-se amistosamente(?);

2 - Do dia para a noite surgem meia dúzia de Enfermeiros que formam um Sindicato ASPE, que teve alguma dificuldade em constituir os corpos gerentes do dito movimento, é público e notório;

3 - Desde o principio que notei uma certa afinidade entre o que se dizia no Ministério da Saúde e o que ASPE propunha para solucionar a carreira de Enfermagem. Desde o primeiro contacto, em circunstância, que pressenti isso.

4 - Essa suspeita cresceu, quando tive a infeliz ideia de o receber, como  parceiro, na FENSE, debaixo de certas condições e traiu-as, logo na 2ª reunião negocial, tal a pressa encomendada, ao ponto de pretender negociar, na nossa mesa negocial o que veio a dar, no projeto de decreto, que merece, o repúdio e rejeição liminar de qualquer Enfermeiro.

Finalmente, comparem, acompanhando-me, as situações e vejam as encenações posteriores e os louvores que o ASPE teceu, à maior fraude e vergonha a que estão a tentar submeter os Enfermeiros. O vídeo gabarola, que ASPE publicou, não deixa dúvidas a ninguém. Considero-o o mais certeiro tiro no pé, até na suposição de que está a dominar a situação profissional...

Dizer mal duma coisa e louvá-la, num só momento, é motivo de reflexão séria.
Sucede que a tabela salarial, que ASPE considera má, é o menor mal, porque é a coisa que se altera com mais facilidade e rapidamente; o que nos revolta profundamente é, também e sobretudo, a destruição da Profissão Enfermeira e sua intervenção autónoma, na sociedade, com a falsidade de estarem a vender aquilo como "EXCELENTE".
E ainda, pior do que tudo isso é estes enfermeiros, promotores ou cúmplices desta estratégia, nem sequer darem sinais de entenderem o mal que estão a fazer aos Enfermeiros. 

(José Azevedo)

Sem comentários:

Enviar um comentário