domingo, 28 de fevereiro de 2016

800 MILHÕES €€ SÃO DESPERDIÇADOS NO SNS, AO ANO DIZ MINISTRO DA SAÚDE




Se o Ministro da Saúde diz esta grande verdade, calculada a verba, em baixa, como agora se diz, não é despiciendo acrescentar-lhe, em alta, outros 10%.
Um Colega nosso, pessoa prestigiada no movimento sindical Enfermeiro, a quem os Enfermeiros da zona e não só devem reconhecer o mérito, foi chamado à ordem, quando disse que entregar a administração do SNS à Classe Médica era o mesmo que entregar a «chave ao ladrão», justamente para obter efeitos contrários.
Esta atitude vem duma crença muita antiga, que virou provérbio, onde a sabedoria popular pensa que o ladrão, não rouba, no seu sítio, mas isso não impede que vá roubar longe dele... Ladrão, ladrão é!

Ora, o Sr. Ministro da Saúde, com o cadastro, que granjeou, na área da saúde, sabe o que diz.
Será que vai ser chamado, à Ordem, como o nosso Colega?

Temos que lhe louvar a clareza dos termos, mas não a sua eficácia, porque essa, para nós, é de índole "tomeneana", ou seja; temos de meter o dedo na ferida, para crermos.
Por exemplo:
Ontem, uma velha nossa conhecida, tem aquela doença do treme-treme e foi à Médica da família de outros.
Ao ver a velha a tremer (até escreveu idosa), coisa por ela nunca vista, foi chamar uma Colega, que como ela, faz parte da onda invasora de praticantes ignaros, que está a invadir os Centros de Saúde, antes de os outros peritos, no desperdício, acabarem com eles, os Centros, e ficaram ambas a treinar  a visão do "boi a olhar o palácio".
Foi aí que surgiu a ideia de chamarem um Médico reformado, daqueles que esperam a ordem de avanço, para ganharem dois vencimentos; o da pensão de reforma e o do desperdício e com o seu olho clínico determinou: isto é parkinsonismo e vai ter que ir para o neurologista.
Não tem que me pagar nada, disse, virand-se para a doente, porque a minha consulta está paga.
E vós, especialistas nestas coisas, que pensais desta informação: " a minha consulta está paga"?
Quem lhe paga esta consulta e porquê?
Por que havemos de ter tantos Médicos de famílias, quando a Enfermeira foi a que sugeriu chamarem o Médico, angariador de consultas de especialidade, onde, provavelmente, está esta inserida, com a comparticipação, ou  repartição de lucros garantida.
E ainda andam a falar da "consagrada família dos Médicos da dita", tentando garantir uma eficácia, que não passa duma falácia.
Mas a culpa não é só deles; é culturalmente, também nossa.

Com amizade;
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário