domingo, 7 de fevereiro de 2016

DIREITO A MORRER COM DIGNIDADE - EUTANÁSIA



DIREITO A MORRER COM DIGNIDADE <clique aqui>

IMPÕE-SE estudar muita ética e a da escola dos estóicos, porque eram eles que criaram a base de eutanásia ou "boa morte".
São os Enfermeiros que estão mais próximos dos doentes terminais.
Quando um dia; a propósito do testamento de doação, ou não, de órgãos, a conversa abordou os "cuidados paliativos", aconteceu-me.
Como estes cuidados sucedem à medicina, disse que: "quantos mais médicos envolvidos neles" menos paliativos são.
Pois foi uma enfermeira  em "e" menor, que me lembrou, que eu era a vergonha da Classe, por ela não ser capaz de assumir, por inteiro, a organização e prestação de Cuidados Paliativos. Precisava da muleta médica, porque não é capaz de perder o jeito, mesmo em situações 98% enfermeiras.
E culpou-me, de ovelha ranhosa da sistema, por dizer uma coisa certa, no local exacto, porque era uma embaixada da AR e com a presença de um membro da Ordem dos Enfermeiros, ligado à área.
O local era a aula magna do CHSJoão.
Para compensar, a jovem médica, em formação, foi mais razoável que a Senhora Enfermeira, ligada aos Cuidados Paliativos, com a percepção exposta, e ficou caladinha a ouvir aquele pedaço de sabedoria.
Espero que os Enfermeiros da Enfermagem, com "E" saibam, encontrem na nova Ordem dos Enfermeiros o apoio de que necessitam, para assumirem, por inteiro, o seu papel, onde a última esperança destes Doentes Terminais é a menor dor na passagem ao estadio seguinte.
O ditado "enquanto há vida há esperança", não se reporta à vida, que se vai extinguindo, lenta e progressivamente.
Sabemos que a pressão médica sobre os Enfermeiros e as suas competências, é grande, muita dela consentida pelos próprios Enfermeiros. Mas é da responsabilidade de cada um actualizar os seus conceitos sobre as novas realidades.
E a eutanásia está a pedir-nos que recordemos as 5 fases de aproximação da morte, com Dignidade, a Dignidade que os Enfermeiros imprimem as estas 5 fases.
A família e o seu acompanhamento esclarecido são importantes, mas o centro das atenções do Enfermeiro, é o moribundo.
Colegas, esta discussão é, essencialmente, convosco, porque é sobre vós que impende a maior parte do que vier a ser decidido, seja em paliativos, seja na eutanásia.

Com amizade,
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário