quinta-feira, 30 de maio de 2019

SUBSISTENTES PENSEM COMIGO




A transição do Subsistentes tem de ser vista em dois tempos.

1º TEMPO

Com a destruição da Carreira de Enfermagem, (DL 437/91), destruição pensada e levada a cabo por Ana Jorge, ministra da saúde e Manuel Pizarro secretário da saúde, foram criadas 2 categorias apenas:
Enfermeiro e Enfermeiro Principal. tudo o resto se esfumou, como o Especialista e o Graduado.

2º TEMPO

As chefias e direções passaram a categorias subsistentes, à espera de serem varridas para o lixo.
Hipócrita e cinicamente, deixaram uma hipótese de transição para PRINCIPAL,
 desde que tivessem um vencimento igual ou superior à 1ª posição remuneratória do Enfermeiro Principal, propositadamente calculada um "escalão" acima.

Não me cansei de avisar que estes 2 tempos criaram a possibilidade de o SEP e PCP controlarem a Enfermagem através dos PRINCIPAIS. É mais que evidente esta manobra que fomos aguentando e neutralizando.

Mas o prémio é grande e tentador.

3º TEMPO

Encontrou o PCP/SEP  uma aliada e simpatizante na Dr.ª Marta Fartura, que até se acalma quando irritada não com a "Nabuco" de Verdi, mas com o hino da CGTP/in, imagine-se... o gosto (Entrevista da própria, comprada ao JN).

TRANSIÇÕES:

1 - Art.º 23º - 4 do DL 248/2009 de 22 de setembro
[4 - Transitam para a categoria de enfermeiro principal os trabalhadores que sejam titulares das categorias de enfermeiro-chefe e de enfermeiro-supervisor, desde que o montante pecuniário correspondente à remuneração base a que tenham direito não seja inferior ao montante pecuniário correspondente ao nível remuneratório da primeira posição da categoria de enfermeiro principal.]


Ora, está bem claro que não queriam nenhum Chefe nem Supervisor como Principal.
Se os quisessem lá, tinham posto, como tinham liberdade para o fazer, a 1ª posição remuneratória do Enfermeiro Principal, no nível 43. E o nº4 do art.º 23º do DL 248/2009 não seria, como tem sido, uma farsa dos assaltantes.
Ao começarem a 1ª posição remuneratória pelo nível 48, é claro que não era para incluir Supervisores e Chefes,
Porquê;
Por quem;
Para quem;
Para quê?!
Em nosso modesto entender é, aqui, que o PS pretende entregar a Enfermagem, as suas direções e chefias, aos seus militantes e onde estes não chegarem, entram os PCP/SEP, que ajudaram a construir esta trama, em 2009, no Governo Sócrates de maioria absoluta, lembram-se?
Durante muito tempo enganaram os Enfermeiros ao tentarem incluir nesta vilania os Sindicatos FENSE, os que elevaram a Enfermagem, como está provado e comprovado.
Para os não comprometidos e com memória, devem lembrar-se que a FENSE opôs-se sempre a este modelo, que graças à nossa ação, nunca funcionou.
Mas a Senhora Dr.ª Marta Fartura, Administradora Hospitalar de Carreira, está a aproveitar a sua passagem pelo MS para construir o figurino que mais lhe parece facilitar-lhe a vida, quando sair do ministério da saúde, sem lhe passar pela cabeça, que o mal que está a fazer, ao SNS a pode inutilizar para o resto da vida, nessa área.


Entretanto, vamos torcer para que conservem a Dr.ª Marta Fartura, no Ministério da Saúde para nos ajudar a destruir PS, que tão mal tem feito aos Enfermeiros que, começou com o Governo Socrático e acabou no da Geringonça. Felizmente o Piçarro parece que vai para Bruxelas: há males que vêem por bem.
E a Excelência ajuda-nos muito a revoltar os Enfermeiros, cujo mérito o Povo vai voltar a reconhecer, quando assentar a poeira.
Nem as jogadas de antecipação do PCP a salvam.
Sabem que o PCP pediu à pressa a revisão do decreto, na AR para dissuadir os partidos menos esquerdalhos a aderirem à iniciativa. Esperamos que os Reformistas não vão no engodo do PCP e BE, corresponsáveis por esta hecatombe
A seguir vamos dizer o que iria acontecer aos Subsistentes se, entretanto não estivéssemos a negociar o ACT, que esperamos concluir em breve e a bem. Mas não excluímos a hipótese de ser a mal. E marta Fartura tem-nos ajudado muito revoltando os Enfermeiros, mesmo os que esperavam mais dela, como as lágrimas do nosso ombro estão a demonstrar. 
Este diploma é mau de mais.(continua)

Enfermagem Posições remuneratórias 1.ª 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 7.ª 8.ª 9.ª 10.ª 11.ª

Enfermeiro principal Níveis remuneratórios da tabela única. . . . . . . . .  49 51 53 55 57

Enfermeiro Níveis remuneratórios da tabela única. . . . . . . . .  15 19 23 27 30 33 36 39 42 45 48


Sem comentários:

Enviar um comentário