quinta-feira, 4 de setembro de 2014

AINDA OS MEIOS TURNOS

Exmo. Sr. Enfermeiro Germano Couto Bastonário da Ordem dos Enfermeiros,



José Luís Pires dos Santos, Enfermeiro, Cédula Profissional Nº 5-E-27497, solicita esclarecimento ao oficio N/Refª:SRS/CDR/AT/sg 002744 de 25 de Junho de 2014,


Depois de ver na SIC Notícias a reportagem da visita do Sr. Bastonário ao CHLN-HSM,


em que fala da carência de 140 Enfermeiros nos CHLN, destes 140 Enfermeiros uma percentagem será carência de Enfermeiros no SUC do CHLN? Penso que fez estas afirmações sustentadas nos cálculos efectuados pela Norma das Dotações Seguras da Ordem dos Enfermeiros? O Sr. Bastonário afirmou e muito bem na minha opinião, que a carência destes 140 Enfermeiros coloca em causa a segurança, a qualidade dos cuidados de Enfermagem prestados ás centenas de utentes que diariamente usufruem dos cuidados prestados pelos Enfermeiros do CHLN.

Necessito que o Sr. Bastonário esclareça:

- Sabendo o Sr. Bastonário que o SUC do CHLN, tem o sector dos verdes/azuis encerrado desde o dia 13 de Junho por falta de Enfermeiro (que por vezes está a funcionar só com médicos e assistente operacional, sem a presença física de um Enfermeiro, os doentes deslocam-se ao sector dos amarelos para fazer medicação e outros procedimentos de Enfermagem), mesmo com este sector encerrado há recurso a horas extraordinárias para os Enfermeiros do SUC, que devido ao excesso de turnos extra e ao cansaço extremo acumulado por estes profissionais a grande maioria destes turnos extraordinários está a ser efectuado por enfermeiros de ORL, Oftalmologia, Psiquiatria, Consultas Externas, e outros serviços (estamos a falar de Enfermeiros que nunca trabalharam no SUC, não conhecem as normas de funcionamento, as rotinas, os circuitos dos doentes, nunca trabalharam com a aplicação informática ALERT, nunca tiveram uma integração no SUC, ficam assegurar sectores do SUC sozinhos), em que os horários do SUC não respeitam a regra das 40 horas semanais, por saírem já com turnos extraordinários programados (basta observar a quantidade de horas positivas existente nos horários);

- No oficio em questão o Sr. Presidente da SRSul da OE reconhece que, Citando o Ponto 11 do respectivo oficio " A equipa do SU do CHLN..., seria necessário reforçar a equipa a equipa com mais enfermeiros... recorrendo a horas extraordinárias."

- No oficio em questão o ponto 17 refere "Não foram reportadas situações de falta de segurança, perda de qualidade, ou interferências para os cidadãos, decorrentes desta medida de gestão operacional."


Para mim é urgente o Sr. Bastonário esclarecer o seguinte:

- A norma das dotações seguras é para cumprir, e a OE vai monitorizar o respeito da mesma no terreno, com consequências disciplinares para os enfermeiros chefes e a direcções de Enfermagem que permitem dotações inseguras de Enfermeiros?

- Existe relatório sobre a visita efectuada ao SUC do CHLN?

- Quando será revelado publicamente o relatório da visita do Sr. Presidente do CD da SR Sul da OE ao SUC do CHLN?

- Com que Enfermeiros do SUC o Sr. Presidente do CD do SR Sul da OE esclareceu os pontos da denúncia que efectuei?

- Uma vez que fui eu o denunciante, porque nunca fui ouvido pelo CD ou CE da SR Sul do OE?

- Se o Sr. Presidente da SR Sul, reconhece que no SUC do CHLN há enfermeiros a menos pelos cálculos da norma das dotações seguras (ler ponto 11), não será por si só uma prova factual de que há situações de falta de segurança, perda de qualidade dos cuidados prestados?

- Que provas factuais tem o Sr. Presidente da SR Sul da OE em como o número de Enfermeiros no SUC é suficiente (não há menção a nada para sustentar as afirmações descritas neste oficio), depois de afirmar no ponto 11 que "...pelo calculo da norma das dotações seguras há falta de Enfermeiros...", e de tudo o que foi anteriormente descrito no inicio deste texto, basta fazer uma visita ao SUC do CHLN, consultar horário, horas extraordinárias, SISQUAL, etc.

- Se já iniciamos os turnos com menos Enfermeiros escalados (de acordo com a norma para o calculo das dotações seguras), como é possível o Sr. Presidente da SR Sul, afirmar que a saída diária de um, dois ou três enfermeiros, ás 4 horas do turno da Noite, não representa "... situações de falta de segurança, perda de qualidade, ou interferências para os cidadãos..."? Quando iniciamos todos os turno com situações de falta de segurança, perda de qualidade, ou interferências para os cidadãos, devido à grave carência de Enfermeiros (apoiado nos cálculos da norma das dotações seguras).

- As dotações seguras são calculadas turno a turno? De quatro em quatro horas? Ou de hora a hora?


Exmo. Sr. Bastonário parece-me haver no oficio supra citado grandes contradições com as suas palavras na comunicação social sobre a falta de Enfermeiros no CHLN e mais especificamente no SUC.

Aproveito ainda para afirmar neste e-mail que a OE foi antecipadamente alertada por mim para a grave carência de Enfermeiros no CHLN, mais especificamente no SUC.

Se acontecer uma situação de erro, ou quase-erro, se o SUC do CHLN estiver a funcionar com o número de Enfermeiros abaixo da Norma de Dotações Seguras, podem os Enfermeiros ser exonerados de responsabilidades, sendo as mesmas atribuídas às chefias intermédias (que permitiram dotações inseguras de Enfermeiros) e ao Conselho de Administração (que consentiu dotações inseguras de Enfermeiros)?




Pelo exposto, peço a vossa excelência que se digne a tomar as medidas que achar necessárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário