quarta-feira, 24 de setembro de 2014

REUNIÃO COM ADMINISTRAÇÃO DO CHTMAD: CHAVES E VILA REAL 21-09-14

Na sequência da reunião que tivemos em Chaves em 31/07/2014, por causa das situações gravosas que se vivem no Hospital sobretudo pelo abuso com o recurso a excesso de horas e com a insegurança de quem tem de assegurar as cirurgias da urgência com as do bloco, onde duas Enfermeiras têm de dar cobertura, com enorme risco e esforço pessoal.
Dizia-nos, no dia 21/09/2014, o Sr. Enfermeiro Director, que houve uns atestados médicos, que complicaram a situação mas que já estava a transferir Enfermeiros para suprir essas carências.

Demonstramos-lhe que sobretudo em 3 serviços do Hospital de Chaves: Urgências, Pediatria e Bloco cirúrgico, as chefias de Enfermagem estão a transgredir a lei da escalas, sacrificando os Enfermeiros com turnos que não respeitam minimamente os espaços de repouso e descanso.
Anotou as falhas e comprometeu-se a resolvê-las, com urgência que a situação requer.
Vamos programar uma nova reunião com as vítimas da situação para lhes propormos as atitudes a tomar, caso não se resolvam os problemas que enunciámos.

Por outro lado, também as ilegalidades que estão a ser cometidas no bloco cirúrgico de Vila Real vão ser corrigidas como a lei exige.
Na verdade o horário dos Enfermeiros é de 5 turnos e 2 folgas seguidas, uma semanal e outra complementar desta de modo a permitir que os Enfermeiros estejam afastados dos serviços pelos menos 48 horas seguidas (Convenção da OIT nº 149, ratificada para a lei portuguesa pelo Decreto 80/81).
Não pode haver no bloco aqueles turnos dilatados, para além das 8 horas diárias, com os 3 intervalos, pois além do esforço pessoal há uma atmosfera poluída com inevitáveis fugas inevitáveis de gases anestésicos que deterioram o organismo de forma irreparável, atacando e destruindo o fígado de forma lenta mas progressiva.

São situações muito sérias que precisam de ser resolvidas, pois se não há que dar a fazer até às 16 horas, não fazem nada; descansam, que bem merecem.
O que não podemos tolerar são dias de trabalho mais do que 8 horas, como a lei manda, para preservar a saúde psico-física das Enfermeiras.
Também aqui o Sr. Enfermeiro Director se comprometeu a actuar já.

Vamos estar atentos à resolução destes problemas, enquanto vamos detectando outros, igualmente reclamantes de solução adequada.

Sem comentários:

Enviar um comentário