domingo, 4 de junho de 2017

O DESRESPEITO DA ENFERMAGEM É CADA VEZ MAIOR






Quando o desrespeito vem de dentro da profissão dói mais; dói muito, muito mais!
Como diz o Prof Enfº Cassio Rossi : «subordinação é uns acima outros abaixo, num organigrama; mas subserviência, é  quando você condiciona o seu conhecimento, ao conhecimento de outro profissional.»
O desrespeito que certas "enfermeiras" com "e" estão a tributar aos colegas, desrespeitando-lhes o direito à revolta, o direito à greve, forçando-os a desrespeitarem as normas da greve, não fica impune porque está entregue ao Ministério Público, entidade que cuida de castigar a coação sobre os grevistas.
Mas esse gesto de justiça não apaga a minha dor de ver enfermeiras tidas por excelentes, abandalharem-se ao ponto de serem as principais desrespeitadoras dos Colegas.
Por mais que se esforcem não me ensinam a ser pulha para com os colegas. Pulha fui, quando me deixei enganar por vós nos júris de concursos a que presidi. E a dor da minha cegueira, perante pessoas tão ordinárias, tão banais e más, vai aumentar com as ações que estas enfermeiras evidenciam para com os direitos das colegas.
Como diz o povo: « Na 1ª quem quer cai; mas na 2ª, só cai quem quer
Imaginem o respeito que este tipo de pessoa tem pelo doente, quando manda uma Colega para o bloco de Neurocirurgia para satisfazer a exigência de um cúmplice, na circunstância o diretor do departamento de cirurgia. Depois essa mesma Enfermeira que sai do bloco de neurocirurgia, às 20 horas vai entrar no do turno da noite das 20 às 8 horas do bloco cirúrgico das urgências.»
Onde está o respeito pela vida do doente, fornecendo-lhe uma Enfermeira, que trabalha em tensão máxima, desde as 14 horas às 8 horas, ininterruptamente!
Fazendo contas; das 14 às 24 são 10 horas e das 0 às 8 são mais 8 que, somadas às 10 anteriores são 18 horas!
Nem Joana D'Arc conseguia evitar erros eventualmente fatais, nos doentes, entregues aos cuidados de um ser humano, que é obrigado a sacrificar-se desta forma, para comer uma migalhas SIGIC, de quando em vez.
Monstros, hipócritas, que se escondem atrás dos doentes para exercerem os seus vícios mais hediondos, de que os próprios doentes são as principais vítimas.
Isto dói, mas transforma esta greve numa lição magnifica para todos os que querem ser Enfermeiros Autênticos.
Força, Colegas; ajudai-vos ajudando-me a combater o lixo da Profissão.
Na 2ª só cai quem quer e eu não vou cair, porque, nunca cometi o mesmo erro duas vezes. 
José Azevedo

DESRESPEITO CRESCE <prima>

Sem comentários:

Enviar um comentário