sábado, 24 de junho de 2017

O ÓBVIO VAI-SE MOSTRANDO




«Ó SEP, mas será possível...?!

Há coisas que temos de ver para acreditar.
Amanhã, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), reunirá com o Ministro da Saúde no sentido de resolver o  diferendo com os Enfermeiros especialistas (que vão suspender os cuidados especializados se não forem remunerados para o efeito).

Para tal, o SEP vai propor um suplemento de ...100 euros(!!!!), como forma de reconhecer o exercício dos especialistas (os que a instituição considera que estão em exercício, o que deixa margem para "simpatias" e subjectividades...).

É este o valor da profissão!? É este o valor dos cuidados altamente diferenciados?!
O Ministro da saúde tem visto no SEP a possibilidade de isolar a Ordem e o Sindicato dos Enfermeiros (mais reivindicativos para a profissão), ao negociar apenas com uma frouxa força sindical (notoriamente sem ideias, sem estratégia e com uma mentalidade operária)!

Recordo que o acréscimo de 5 horas semanais rendeu aos Médicos... 1000 euros mensais!
Prestar cuidados especializados de Enfermagem, 35 horas por semana, vale apenas 100 euros?!?
»

Aos combatentes da FENSE este comportamento sindical-ministerial não os surpreende.
Foi por o preverem, de acordo com o carácter dos intervenientes (SEP-Ministro), que a FENSE decretou uma greve de zelo por tempo indeterminado.
Não esperem todos os interessados apanhar-nos nas banalidades utilitárias; como é um conflito político, é fazer política,com a situação.
Temos que evidenciar quem são os amigos e os inimigos dos Enfermeiros, mas tão-só, para os avisarmos, para não serem comidos, mais uma vez, por lobos vestidos de cordeiro; quem as tem feito, tem de as pagar, ainda que disfarçado de cordeiro.
Se isto é fazer política!
Não é!
Trata-se, apenas de fazer justiça, a quem nos tem valorizado e a quem nos tem comido.
E isto é demasiado evidente e coincidente!
Não tentem comparar a nossa luta, com outras, porque, sem falsa modéstia, a greve de zelo, está estudada, ao pormenor, e vai render os resultados, que esperamos. Se a entendessem não seria feita por nós.
Dada a enorme quantidade dos exploradores do trabalho profissional dos Enfermeiros, que nos levou anos a dignificar, é natural que as manobras dissuasoras sejam várias. Mas estão por nós previstas. A surpresa seria não as haver.
O desprezo a que o Ministro da Saúde tem votado as múltiplas solicitações da FENSE, essa é que é uma OPÇÃO POLÍTICA MINISTERIAL.
As nossas posições são só sindicais, em torno de objetivos que o Ministro da Saúde deve conhecer, se é que já leu os compromissos, que herdou e que interrompeu, em Agosto passado.
Quanto ao comportamento dos nossos Colegas do SEP, não o comentamos, porque é um contínuo de desvalorização profissional, largamente documentado, através dos anos, em que tiveram o exclusivo do comando da Profissão. E não tem margem de manobra para ser de outra forma. As limitações que têm e as obrigações que lhe exigem, levam a estes abusos de Colegas, que respeitamos e lamentamos.
De tão entretidos, que andam, com essa prática, nem o Ministro, nem muitos distraídos, se deram conta que as coisas mudaram.
E nunca mais as condições que nos trouxeram a este ponto de penúria, se voltam a reunir. A dinâmica é visível, no sentido e operacionalidade: o faz-de-conta morreu.
Colegas, adiram à greve e deixem os resto connosco, porque a vossa adesão há-de servir para atingirmos os objetivos preconizados.
"O que ri no fim; é o que ri melhor!"

P'la FENSE
José Azevedo e Fernando Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário