quarta-feira, 13 de agosto de 2014

«A CAVALO DADO NÃO SE OLHA O DENTE»

Nota Prévia: Recebemos este projecto do grupo parlamentar do PCP, que publicamos, com votos de êxito conseguido.
É uma necessidade imperiosa repor os valores que estiveram na base da criação deste DL 62/79 de 30 de Março.
Os "milagres" que fez no absentismo e nas doenças vertebrais demonstrou que foi um bom investimento, que os maus alunos em história laboral não entendem.
O resultado é pouparem na farinha para gastarem no farelo.
Pensam assim: vamos reduzir o pagamento das horas extraordinárias e incómodas a 1/4 do seu valor inicial e poupamos xyz.
Não tendo esperança de vida, que lhes permita olhar em perspectiva, não conseguem ver um palmo acima do horizonte que é onde se antecipam os modos de ver sábios, cometem erros crassos como este que os deputados do PCP vão tentar corrigir.
Os males que o DL 62/79 corrigiu estão a recrudescer com um vigor imprevisto e os pedidos de escusa ao trabalho nocturno e em dias não úteis para o comum dos cidadãos, estão a aumentar pondo em risco a saúde dos Enfermeiros, exaustos com a cobertura desses turnos, porque não têm uma desculpa, nem ajuda para a inventar.
E de duas uma ou três:
Ou aumentam os valores do DL 62/79, medida mais inteligente e justa;
Ou sobrecarregam os Enfermeiros, cujo trabalho, em quantidade e qualidade denota os efeitos do desgaste físico e psíquico, como é próprio dos seres humanos, que também são;
Ou vão ter de contratar mais Enfermeiros para suprirem as ausências fundamentadas, tendo em conta que a Enfermagem é uma Profissão essencialmente feminina, herança das mulheres consagradas e das famílias com gineceu, onde os homens só entravam para nascer e para morrer, já que a sua natureza de mulher e mãe potencial lhes confere características comuns a todas as mulheres, com os mesmos direitos e deveres sociais.
Mas o QI mediano dos nossos Governantes, que nem sabem, nem nos ouvem para não se assustarem com ou sucumbirem ao peso da realidade que temos o dever de lhes transmitir, metem a cabeça na areia fictícia dos gabinetes, tentando imitar avestruzes, que nem voam, tendo asas, porque têm um esqueleto muito pesado.
O resultado é; em vez de olharem de cima para baixo, olham de baixo para cima na tal perspectiva limitada.
Mas vão ter de agir, de acordo com as circunstâncias e rapidamente.
Nós bem temos avisado que os Enfermeiros são a estrutura do sistema, mas a "praxis academicae", que certas licenciaturas eternizam fenomenologicamente não os deixa ver essa característica natural da Enfermeira.
Como disse Galileu Galilei: "apesar de tudo, ela move-se".
E isto serve também para o PCP, aferir a ideia minimalista que tem dos Enfermeiros, cujas carreiras ajudou a transformar, em tábua rasa ou vala comum, na sua visão de "classes sem classe" (não extensível a médicos).

A Cavalo Dado... <clique>

Sem comentários:

Enviar um comentário