sábado, 16 de agosto de 2014

PROMOVER A VIDA

Este texto da autoria de M.F.Collière tem aspectos com interesse para quem pretenda saber um pouco mais do que sabe, sobre a história da Enfermagem, as causas e as consequências.
É um trabalho de pesquisa, que pode ajudar a compreender as causas mais profundas de certas coisas, uma das quais é a lentidão com que o Povo demora a entender o valor técnico-científico da Enfermagem, contrastando com a rapidez com que aceita práticas de outros profissionais, complementares das da Enfermagem e com a mesma verdade científica desta.
O prólogo de que demos alguns exemplos deixa perceber o valor da obra, que não devem deixar de ler, os mais curiosos, obviamente, todos.
Porque desconhecer a história é arriscar-se a cometer os mesmos erros, de outros, atrasando o progresso.
Vejamos:





NB: A publicidade que estamos a fazer ao texto é gratuíta e destina-se a promover a sua venda, através do seu conhecimento, dado o valor e oportunidade que lhe reconhecemos, para o momento actual que a Enfermagem atravessa.
Precisa, no entanto de ser enquadrada no nosso contexto sem o que pode ser de leitura difícil e interpretação errada.
Este, como outros, servirão de apoio, em certos aspectos, a uma perspectiva histórica mais ampla, ao nível do nosso país.
A obnubilação que interesses alheios e interessados outros semeiam à nossa volta, tendo em vista diminuir o nosso mérito profissional, que até o Sr. Ministro da Saúde considera essencial na comunicação social, mas não compensa essa essencialidade com a respectiva remuneração, porque também ele é vítima de obnubilação, pelos obnubiladores, que, às vezes até actuam em bando.
E de tão entretenidos que estão a falarem de si, nem reparam que estão a atropelar uma das essências, componente indispensável do seu êxito.

Sem comentários:

Enviar um comentário