segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

SAIA UM COVID-19 BEM TIRADO




RATIO – A RAZÃO

RATIONIS – DA RAZÃO (EM LATIM, DONDE NASCEU É DO GÉNERO FEMININO

“RÁCIO” É A EVOLUÇÃO CORRETA DE “RATIO” LATINA

A RÁCIO QUE MUITOS DEGENERADOS TRADUZEM “O RÁTIO” é um termo do género feminino e nunca o “T” se pode ler “C”.

Como se estas confusões lexicais não fossem já suficientes para confundirem cabeças menos duras e mais frágeis eis que surge o imperador «o rácio» a impor imperiosamente as suas regras imperiosas.
Na jornada x devem estar, segundo a rácio, ao serviço, 4 Enfermeiros, mas só apareceram 3.
As chefias, que temos, criadas a preceito, segundo as conveniências (daí o epíteto – chefias de conveniência, como coisas, que convêm), decidem, habitualmente, retirar o direito legal estabelecido no DL 104/98 nº2 – b), que manda abandonar o serviço, concluída a jornada normal de 7 horas (todas as que são superiores em horas além das 7, são ilegais).
E muitos Enfermeiros nem sonham que se podem opor a continuarem no serviço, cumprida a jornada, entre outras razões; para bem da sua saúde e segurança da saúde dos doentes já, de si, fragilizados.
Como a Natureza criou as desgraças aos pares, eis que num serviço de pediatria urgências, quando estão 3, onde deviam estar 4 Enfermeiros, vem um suplente completar o quarteto.
Mas, se a triagem apanhar um suspeito do covid – 19 o Enfermeiro triante vai acompanhá-lo e sabem quem vem substituí-lo, segundo a chefe conveniente?
Sai um dos 4 Enfermeiros, imperativamente 4, por força da rácio.
E o contágio, ANDANDO O ENFERMEIRO EXTEMPORÂNEO, por zonas, onde passou o suspeito de… não parece preocupar essa coisa chamada chefe.
Saia um covid-19.

José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário