sexta-feira, 13 de setembro de 2019

RE.INVENTAR OS ACeS ARSN -SEXTAFEIRA 13.09.2019

Nas instalações da OM decorreu um evento relacionado com a Re.invenção dos ACeS de que foram selecionados O ACeS Porto Oriental  e ACeS Póvoa do Varzim.

 MINISTRA DA SAÚDE ENCERROU O EVENTO

 REPRESENTENTANTES DO ACES PORTO ORIENTAL E DA PÓVOA DO VARZIM

 DA NEXPOSIÇÃO

 COMENTADORES DA ESQUERDA CMP, CHSJ, INA, CORREIA DE CAMPOS, BERNARDO V.BOAS
PARA TERMINAR COM UM AR DA GRAÇA DE QUEM FOI 2XMS=MUITO RESPONSÁVEL DE CONFUSÕES COMO ESTA; DIZ CORREIA DE CAMPOS «NÃO ESQUEÇAMOS A PALAVRA CLÍNICA/O - É O MÉDICO. NO FIM DA LINHA ESTÁ UMA RELAÇÃO PESSOAL»

Aqui chegados, impõe-se esclarecer que: kliniké=cliníca e klinikós=leito, cama.
Chamar, a um Médico, Clínico é esperar que os doentes se deitem, em cima dele.
Mas se Correia de Campos diz que, no fim da linha, está uma relação pessoal, quem é que está, no fim da linha e na relação pessoal do doente clinicado, acamado, deitado, clínico, não é o Médico, mas sim o Enfermeiro.
Se, por exemplo; falarmos no "PROCESSO CLÍNICO", temos uma ideia magistral de Florence Nightingale (Florência Rouxinol), sua criadora, a partir da agenda de bolso, para que o Médico, ao passar visita, pelo doente, deixe as suas observações, na papeleta, colocada aos pés do clínico ou leito, para que a Enfermeira, de serviço permanente, possa adequar a sua terapêutica enfermeira, em função da sua relação pessoal, com o acamado ou em estado clínico.
A culpa deste lapso não é dele, mas da sua família.
Quanto a mim, os Médicos, ao quererem adotar o termo "CLÍNICO", para nome profissional, erraram, pois nem são eles, que fazem de leito, nem são eles que estabelecem uma relação pessoal, mais duradoira, com o acamado, mas sim os Enfermeiros.
Se estes lapsos bailam reminiscentes, na cabeça de ex-ministros da saúde, como andarão as outras cabeças.
Os CLINICOS GERAIS ao virarem MÉDICOS DE FAMÍLIA do tipo JÃO SEMANA, já deram o exemplo e não é difícil saber por que...
Se quiserem, eu digo. Mas se clínico é leito e geral, é sem limites, não é difícil  cotejar os efeitos com a realidade...
José Azevedo

SECTRETÁRIOS DE ESTADO: FÁTIMA FONSECA-SAEP E FRANCISCO RAMOS SEASAÚDE

Sem comentários:

Enviar um comentário