sexta-feira, 4 de agosto de 2017

CONDUÇÃO DE VIATURAS POR ENFERMEIROS E OUTROS TUMORES


CONDUÇÃO DE VIATURAS É ENFERMAGEM!?<PRIMA>

Exmo. Sr.  Ministro da Saúde, Dr. Adalberto Campos Fernandes

Na sequência do sms enviado há pouco para o seu telemóvel. Não consegui falar com V. Exa. daí ter enviado mensagem.

O ofício em anexo é de Junho. Todos sabemos que nenhuma instituição pode obrigar os enfermeiros, médicos ou outros profissionais de saúde a conduzir veículos. E foi essa garantia de resolução que combinámos com o Dr. Poole da Costa que tem sido inexcedível na resolução de todas as questões.

Não obstante, recebo hoje cópias de notificações de abertura de processo disciplinar contra os enfermeiros que recusam conduzir na UCC de Arcozelo/Espinho, ARS Norte IP.

Excelência,

Esta situação é vergonhosa e inqualificável e, já várias vezes o disse, potenciada por algumas declarações públicas de V. Exa. a propósito dos enfermeiros. Infelizmente, por ausência de resposta de V. Exa. a muitas das situações de ilegalidades cometidas pelas Instituições do SNS, ao longo do último ano e meio, muitos destes gestores de topo sentem-se à vontade e impunes para continuar a sua práctica e recorrer à repressão e ameaça quando não lhes assiste razão legal. Evidentemente admito que V. Exa. não saiba desta situação.

Mas a verdade é que nada fazer, por sistema, em relação a estes gestores, faz com que cheguemos a estas situações aberrantes.

O Estado tem de ser o primeiro a cumprir a Lei através dos seus agentes gestores. Tem também de ser um exemplo de boa e moderna gestão, sob pena de não cumprir o seu papel, nem estar ao serviço do País e do bem comum.

Como referi na mensagem, e por se tratar de matéria de regulação do exercício profissional dos enfermeiros, destaquei um advogado para esta questão. É no mínimo, curioso, precisar esta Ordem Profissional de defender os enfermeiros de uma ilegalidade praticada por um gestor nomeado pelo Governo.

Tal como referi, aguardarei um contacto durante o dia de hoje, sendo certo que a manter-se esta situação, não poderei deixar de falar sobre ela publicamente. Estas ameaças aos enfermeiros não podem continuar e prejudicam gravemente os cuidados que precisam prestar às pessoas todos os dias. Não deixo de lamentar profundamente, que ao invés de proporcionarmos condições para que os enfermeiros exerçam as suas competências, permitimos que estas atitudes por parte de quem gere.

Estou certa que V. Exa. fará o correcto e resolverá a situação, confio que estamos nos cargos com o mesmo espírito de missão, servir o País.

Muito obrigada, creia-me com a mais elevada estima e consideração.

Ana Cavaco


 Ana Rita Cavaco  Bastonária

CONDUÇÃO DE VIATURAS DE SERVIÇO <prima>




NB: SERÁ POR SEREM ASSIM QUE AS ESCOLHEM PARA, NESTES CARGOS, SUBSTITUIREM OS QUE VÃO PARA A PANELA DA ARSN, ONDE SÓ MÉDICOS ANDAM MAIS DE 70 A COÇAREM CADEIRAS DE PODER.
UM ATÉ É PRESIDENTE DA FAMIGERADA "ERA", QUE SE DESLOCA, EM BANDO PARA IMPOREM AS ABERRAÇÕES DO SISTEMA.
PARA ACOMPANHANTES ESCOLHEM AS ENFERMEIRAS SURDAS-MUDAS, OBEDIENTES E BOAS EXECUTORAS, DAS ALVARENGUICES, FRUTO DUMA ESPÉCIE CANHESTRA DE ENFERMEIRO DIRETOR, QUE CONSEGUIRAM ABOLIR, DA PIRÂMIDE HIERÁRQUICA, PARA NOS PROPORCIONAREM ESTES TRISTES ESPETÁCULOS "FAMILIARES".
INFELIZMENTE, HÁ QUEM OS ACREDITE, TANTA É A S UA INGENUIDADE OBEDIENTE.
ESTAS, ALI  ARRIBA, DO PROCESSO DISCIPLINAR NÃO SABEM QUE PARA HAVER PROCEDIMENTO DISCIPLINAR NÃO BASTA TER PODERES LEGAIS PARA O PROCESSAR; É PRECISO HAVER INFRAÇÃO DISCIPLINAR.
ORA, NÃO ACEITAR A CONDUÇÃO DE VIATURAS DO SERVIÇO, NÃO É INFRAÇÃO DISCIPLINAR, SENÃO PARA OS MOTORIRTAS DE PROFISSÃO, PORQUE NÃO FAZ PARTE DA FUNÇÃO ENFERMEIRA, VIATURAR, POIS NO CONCURSO DE ADMISSÃO À FUNÇÃO, NÃO CONSTA TER CARTA DE CONDUÇÃO E PARA OS ENFERMEIROS SEREM AUTORIZADOS A CONDUZIR TÊM DE FAZER UM REQUERIMENTO;
PORQUÊ?
PARA QUÊ?
PARA O EXERCÍCIO DE MÁ-FÉ DOS ALVARENGAS E AFINS, (POIS HÁ MUITOS MAIS), DAS "ERAS" DANINHAS, QUE DESCARTAM QUALQUER RESPONSABILIDADE SOBRE O ENFERMEIRO REQUERENTE, NO CASO DE HAVER UM ACIDENTE.
PENSARAM NISTO?
PENSEM!
É QUE NO MESMO "ACES" DE ESPINHO, ONDE NÃO FORNECEM TRANSPORTE E OU CONDUTOR A ESTES ENFERMEIROS PROCESSADOS, ESTUPIDAMENTE, IGNORANTEMENTE, JÁ VIMOS OUTROS ENFERMEIROS USAREM O TAXI COM AUTORIZAÇÃO SUPERIOR, PORQUE, EM ESPINHO, É MUITO DIFÍCIL CONSEGUIR ESTACIONAMENTO, EM DIAS DE FEIRA, QUE É DIÁRIA; EU VI ESTA DIFERENÇA DE TRATAMENTO E PERGUNTEI E A RESPOSTA FOI A DO ESTACIONAMENTO DIFÍCIL, QUE, NAS MESMAS RUAS, AOS OUTROS COLEGAS AMEAÇADOS DE PROCESSO, NÃO SE PÕE, PORQUE TÊM UMA VIATURA DE ENCARTAR E METER AO BOLSO.
É COM ESTE NÍVEL DE IRRESPONSABILIDADE QUE SÃO GERIDOS OS NOSSOS SERVIÇOS POR ADERENTES AOS ESQUEMAS PREVERSOS, POR EXCELÊNCIA.
MAS, DE TÃO DISTRAÍDOS, QUE ANDAM A TRAMAR INOCENTES, NEM SE DÃO CONTA DE QUE A BRINCADEIRA COM ENFERMEIROS; ACABOU.
E QUEM A PROMOVIA ESTÁ COM RESPIRAÇÃO ASSISTIDA, NO ESTERTOR DA MORTE ADIADA, ARTIFICIALMENTE.
E NEM SEQUER PODEMOS SBOREAR ESTES ÊXITOS DA ENFERMAGEM, PORQUE NOS ENTRISTECEM, ATÉ PERTO DAS LÁGIMAS.
ESTES I.U.FAZEM-NOS TANTA PENA, PORQUE ACEITAM TUDO, SEM RESERVA.
POBRES I.U.!
COMO É GRANDE E NOBRE A ENFERMAGEM, NÃO OBSTANTE!

(Com a amizade de sempre)
José Azevedo



"post hanc rem..."
só resta aos Enfermeiros escreverem a sua categoria com "E" e imporem respeito: a bem e no que a lei e a boa administração determinam a quem conhece a lei e a administração;
a mal e, à cacetada, aos calhaus com dois olhos, mas fechados, sejam de que área profissional forem, incluindo enfermeiros, pois sem a sua cumplicidade, não há irregularidades.
Cotejado o preço dessas cumplicidades, vai valer a pena meter, meter nos eixos, (ou axis) os prevaricadores da lei e do respeito, pela Profissão e pelos Colegas, duas letras maiúsculas, que devem merecer, de todos a maior consideração, ainda que seja necessário dar um apertozinho q.b.p. à rosca ou porca. (José Azevedo)

Sem comentários:

Enviar um comentário