quarta-feira, 1 de abril de 2020

DIRETOFENSE 10MAR2020

DIRETOFENSE 10MAR2020 VIDEO <CLICAR>

DIRETOFENSE 10MAR2020 (SOM) <CLICAR>

PERGUNTAS – REPOSTAS DO DIRETO FENSE 10MAR2020
1 – P- Aderimos, como Enfermeiros, à greve da função Pública marcada para 20 deste mês?
R – Enquanto Funções Públicas, qualquer prestador dessas funções pode aderir.
No caso específico dos Enfermeiros tem de haver serviços mínimos que são decretados pelo respetivo Sindicato, que não decretou a greve.
Caso algum Enfermeiros adira à greve convém lembrar os 3 princípios da Necessidade, Adequação e Proporcionalidade que tendem a evitar situações irreparáveis resultantes do exercício do direito à greve.
2 – P Aqui na USF/x onde trabalho, há uma A.O. destacada para a limpeza que não faz, convenientemente. Podemos parar a nossa atividade, enquanto não tivermos as condições necessárias?
R – Não só podem como devem, parar a vossa atividade, em defesa da Saúde Pública e do Público, por causa das infeções ou a cruzar, através de micróbios residentes, por falta de limpeza e, por essa razão, perfeitamente adaptados.
3 – P Os professores vão subir para os 5º e 7º escalões, diz o jornal. E os Enfermeiros, quando progridem?
R – Recomendamos a leitura de 3 temas no blogue “sersindicalista”: considerandos para a CI nº 2/ACSS; Avaliação do Desempenho vamos pôr os … nos iii: o que nos diz o Art.º 18º do OE 2018.
Depois, há uma atitude concertada na comunicação social para apoucar os Enfermeiros e passá-los de carreira especial e corpos especiais para “Profissionais de Saúde”. Só por si, esta posição informativa dá-nos a tendência de quem informa.
A palavra Enfermeiro tende a fundir-se nos “Profissionais de Saúde”, que a fagocita.
Só o Médico é que pode ser individualizado, para que se saiba quem é e quem não é; quem manda e quem obedece.
Por outro lado, continuamos à espera de concluir a negociação do ACT, que iremos concluir a bem, de preferência, ou a mal, com luta se o MS não redimir o mau caráter de que tem dado sobejas mostras.
4 – Será que os Enfermeiros vão ser “Todos Unidos”, a uma tal de Gorete, que em 2 anos esteve e 4 Sindicatos e outras tantas Associações.
R – Por uma questão ética, não nos intrometemos nos comportamentos de outros não-enfermeiros, como é o caso dos Beatos e ou Bem-aventurados..
A Gorete que foi DS do SE é uma ativista do BE do qual foi candidata a deputada do dito BE, pelo distrito de Braga, nas últimas eleições.
Como facilmente se depreende, o BE também é dos partidos que apostam num sindicalismo politico-partidário, no estilo do PCP.
Os Enfermeiros continuam a ser um pitéu muito apetecível para certos grupos políticos, que não conseguem dominar os Médicos.
Aqui só aconselhamos algum cuidado com os “não-enfermeiros” que andam a governar-se à custa de nós.
É por estas e outras que defendemos outro tipo de união que é a “desunião”.
5 – P- O infantário do meu filho só abre às 7H30 e por vezes chego atrasada 3 ou 4 minutos que a minha chefe vai somando, para me descontar em horas. Acha isto legal?
R – Não, e é muito pior: irracional, representando uma herança cultural, que vem do tempo em que as Irmãs Enfermeiras eram casadas com Cristo, cujos filhos eram espirituais.
A sua chefe, ainda não fez a ponte para os filhos materiais e carnais das casadas com homens e fica surpreendida com os problemas que geram, às mães. Mas, acima de tudo, só vê coisas pequeninas com que as patroas se preocupam.
6 – P Sou CIT Há 12 anos e pergunto se tenho ou não direito a + 1 dia de fèrias?
R – Sim, tem direito, cumpridos 10 anos de serviço, como os outros funções públicas, a + 1 dia de férias.
Na perspetiva de uniformizar CIT e CTFP, celebrámos um ACT parcelar com 6 cláusulas a 4ª das quais trata de uniformizar os horários de trabalho e demais valias, relacionadas com eles, como é o caso da psiquiatria e oncologia e as férias, obviamente. Foi em 22 de Fevereiro de 2018 BTE nº 11.  
Porém, os serviços dispõem de interpretes que odeiam os Enfermeiros e tudo que lhes diz respeito, porque têm uma ideia diferente da saúde e da doença e de quem as toca e sobretudo não aceitam, por ignorância ou qualquer outra causa, o que somos profissionalmenhte.
Logo ou não sabem dos nossos direitos ou fingem não saber.
Estamos a requerer, faz algum tempo, da ACSS e DGAEP o esclarecimento que se impõe, caso o erro não venha mesmo dali, já que são 2 direções gerais que sabem muito bem por que fizeram os DL 247/2009 e 248/2009 de 22 de setembro.
NOTA INFORMATIVA:
Chegou ao nosso conhecimento o PLANO DE CONTINGÊNCIA COVID 19.
COMO, EMBORA A MEDO, E CREMOS QUE, PROVISORIAMENTE, VOLTARAM A FALAR DE “ENFERMEIROS” E PENSO EU DE QUE SE REFEREM A NÓS, PORQUE OLHEI EM REDOR E NÃO VI MAIS NINGUÉM,

PODEM ENCONTRAR O DITO PLAO NO “SERSINDICALISTA”; AQUI MESMO:

Sem comentários:

Enviar um comentário