domingo, 3 de março de 2013

A ÉTICA E A POLÍTICA

Nos últimos dias de Fevereiro, fomos confrontados com uma das consequências do mau exercício do PODER, onde se evidenciam as causas das coisas que vão acontecendo no SNS.

A nossa questão de fundo é;

Por que há tanta dificuldade em prover, definitivamente, os serviços de saúde, com mais Enfermeiros, com os que são minimamente necessários?

A verdadeira razão tem por base o entendimento que os políticos têm acerca dos Enfermeiros e do seu papel, na saúde, mesmo que, sistematicamente silenciada, não vá alguém para além de nós, dar por isso.

Quando o ex-primeiro ministro de um país é contratado para um alto cargo de presidente de um laboratório "Octapharma", para um continente, a América do Sul, com o frágil argumento, face à lógica, de que :
conhece bem a problemática dessa zona, em matéria de saúde, em vez de se dizer; "que está a ser compensado com os favores que fez, com a contratação de aquisição do plasma sem concurso público, com os respectivos filtros, indo ao ponto do fornecimento ser exclusivo, ou quase, indicia uma opção virada para interesses menos prioritários e legítimos".

Mas com estas voltinhas à volta de um assunto tão sugestivo, talvez estejamos a contactar com a fonte de alguns problemas tais como as nomeações de certas pessoas para certos cargos, além de bem remunerados, potenciadores de novos negócios.

Para a América do Sul poderia haver algum perito, nomeadamente autoctone capaz de vender o plasma a preços módicos.

No Brasil houve uma ligação aos vampiros e à máfia dois parceiros que não estão muito bem cotados na bolsa de valores humanos e morais.

Por cá, até deixavam estragar o plasma recolhido, cá, nas dádivas generosas, porque era preciso branqueá-lo e não havia forma de fazer essa lavagem.
Por isso azedou...Isto passou-se no HSJ, se bem se lembram, os que ligam alguma atenção a estas coisas.

Começam a vir a lume certas coisas que indiciam outras coisas
capazes de espicaçarem a nossa curiosidade interessada.
Se por aqui chegarmos à manutenção dos nomeados pelo governo socrático para altos cargos da saúde e a sua intocabilidade, no actual governo...

Podemos ter descoberto o filão dos desperdícios e das origens e destinos de certos fundos e fundos certos e a guerra que se desencadeia quando se mexe nas moléculas.

Esperava ver o ex-primeiro ministro ligado a uma qualquer lixeira, mas aos vampiros mafiosos, como informa o DN, é coisa que a minha perversidade mental, que julgava substancial, não conseguiu imaginar, o que me preocupa...

Por isso é que ele lia o inhdicador da proporcionaliade entre Enfermeiros e Médicos, ao contrário: «Quantos mais Enfermeiros, proporcionalmente, a Médicos, mais empreendedores, alegres e confiantes são as pessoas» . Sócrates lia isto ao contrário, por isso enxameou os serviços de saúde de Médicos e incentivou os protestantes de rua a clamarem por falta de Médico de Família.
Algfuém se lembraria de lutar por Enfermeiro de Família ou de comunidade?

As receitas dos Enfermeiros não prescrevem asmas nem plasmas, porque ainda vêem a televisão a preto e branco... Por isso investir nos Enfermeiros não é lucrativo para as associações de vampiros.

Lá dizia o côdeas que o sector da saúde português era uma área onde valia a pena investir. Pelos vistos!...

Sem comentários:

Enviar um comentário