terça-feira, 5 de março de 2013

Mudar a Matriz



Do Centro Hospitalar do Alto Ave – Guimarães e Fafe (mais um rio a entornar na saúde), recebemos, (publicado no JN de 4.03.2013 p. 20) inserido nos projectos de 2013: - {Enfermeiros ao Domicílio: Um grupo de enfermeiros coordenado por médicos vai acompanhar doentes ao domicílio, após a alta, para prevenir reinternamentos}.

O tempo que vai levar a mudar esta matriz de pendor medicocrático, não é da nossa conta, pois temos feito muitos e variados esforços, para mudar esta maneira de pensar e de agir. E não esperamos milagres, por isso agimos de acordo com a nossa fé e esperança.

Não estamos a discutir a articulação do Centro Hospitalar do Alto Ave com os Cuidados de Saúde Primários; nem a impossibilidade de regresso ao Hospital dos Clientes bem ou mal tratados, nele,  mas a promiscuidade de conceitos e preconceitos, acerca de Enfermeiros e Médicos; Enfermagem e Medicina; competências respectivas, etc.

Na verdade, se os Enfermeiros vão prestar cuidados de Enfermagem; se os “Actos Enfermeiros” são os que os Enfermeiros praticam;

Se os Enfermeiros detêm responsabilidade ética e legal próprias, na execução dos seus actos, o coordenador Médico está a mais, pois não tem de estar a parasitar nos “actos enfermeiros” e vice-versa.
Se há lugar a um coordenador, nestes casos, ele terá de ser Enfermeiro. Mas não se justifica porque a responsabilidade pelo que faz e interpreta; é do licenciado Enfermeiro.

Para nós, não maldade nisto; trata-se de poeira mal sacudida, que o tempo tem conservado.

Sem comentários:

Enviar um comentário