sexta-feira, 30 de novembro de 2018

O PROCESSO CLÍNICO E OS ENFERMEIROS



Uma Sugeastão Oportuna 

Quando a Ordem dos Enfermeiros tiver um pouco de disponibilidade para tratar os assuntos que são da sua competência vamos ter de ver discutir um problema sério que é o das limitações que os Enfermeiros estão a ter no acesso aos processos clinícos.
Sabendo-se que o processo clínico foi criado por Florence Nightigale, para uso dos Enfermeiros, pois o objetivo era tirar das agendas de bolso das observações médicas o planeamento e adequação dos cuidados enfermeiros ao estado dos doentes acamados (KLINIKÓS = CAMA, LEITO, em grego), começando por ser um suporte fixado aos pés da cama do doente acamado ou clínico, passou a ter outras formas e utilidades.
Talvez fosse oportuno trazer este tema à discussão para remeter o PROCESSO CLÍNICO, ou PROCESSO DO DOENTE ACAMADO, CLÍNICO, às suas origens.
Depois podem chamar processo enfermeiro e processo médico para outros fins, nomeadamente o da bacoquice corporativa, a outros portefólios, mas deixando nas suas origens o processo clinico, que não deve ser arma de arremeço de Médico a Enfermeiro.
Vá lá, olhem, sem complexos, para estas dificuldades, com que os Enfermeiros se debatem.
(José Azevedo)

Sem comentários:

Enviar um comentário