domingo, 4 de agosto de 2013

TEORIAS SINDICAIS [2] - COMENTÁRIOS



 







O NOSSO COMENTÁRIO:

Não seria necessário para se perceber a diferença entre Ordens Profissionais e Sindicatos, sair desta página; nem consultar o excelente texto de Vital Moreira [Auto-Regulação Profissional e Administração Pública] (sua tese de doutoramento, ou parte dela).
Tudo começa com a transformação do trabalho manual em mecânico com a invenção do tear por John Wyatt, que deu origem ao fenómeno das crises cíclicas, que deu corpo à primeira revolução industrial da história.
[A introdução das máquinas revolucionou não só as técnicas, mas também as relações entre operários e "mestres"; empregados e patrões].
O artesanato (trabalho manual, artístico, arte) originara as corporações (e as Ordens Profissionais que as regravam);
A manufactura, (trabalho manual industrial, em fábrica) originou os clubes e as associações mais ou menos legais de trabalhadores, enquanto o maquinismo deu origem aos primeiros SINDICATOS.
Portanto as Ordens têm a ver com a corporação, com a qualidade e idoneidade do seu produto: transformar cada artesão num "Mestre", num verdadeiro artista.
Os Sindicatos nascem com a primeira {Revolução Industrial} e têm a ver com a divisão dos lucros obtidos com o seu trabalho; com as condições de vida e de trabalho.
 
Esperamos que estes documentos sirvam para para esclarecer aqueles que pensam sobre sindicatos e sindicalismo. Foi na Inglaterra que se deu a revolução industrial começando com a mecanização da tecelagem;
Serve para esclarecer diferenças que um certo desleixo, nos casos benignos, conduz a confusões entre organizações representativas.
Com efeito, tudo indica que as Ordens Profissionais não têm vocação para serem sindicatos nem a inversa.

Como diz o Povo, «cada macaco no seu galho»!





Sem comentários:

Enviar um comentário