quarta-feira, 1 de abril de 2015

HORAS de NOITES_SÁBADOS_DOMINGOS_FERIADOS_DL 62-79



HORAS EXTRA E INCÓMODAS -  Horas Extra e Incómodas < Clique>

 Começa-se a ouvir falar, demasiadas vezes, como pagar as horas extraordinárias e incómodas, que demasiados Enfermeros estão já a confundir com bolsas de horas para lá da aberração a que já estão habituados a chamar as bolsas de horas, que os funções públicas estão a rejeitar e os Enfermeiros, em vez de se associarem à rejeição do pagamento das horas extra e outras, com folgas de compensação como sempre fizeram e mal, esquecendo que quem paga isso são os colegas, que têm de lhe assegurar o serviço escalado, o que só tem acontecido com os Enfermeiros, Colegas uns dos outros: toca a todos, portanto.
Experimentem a fazer isso com os administrativos ou com os Médicos!
Serão as horas de trabalho desses outros mais dignas do que as dos Enfermeiros, para merecerem (sempre mereceram) tratamento diferente?
Para cabal esclarecimento aqui deixamos mais uma velharia, que foi publicada em 1979 (e que continua em vigor enquanto vigorar o DL 62/79 que lhe deu origem) e que diz que só o próprio tem o direito de escolher o pagamento: em tempo ou em dinheiro.
Analisem a prática e vejam como tem razão o Povo quando diz: «Quem te manda, ó sapateiro, tocar rabecão». 
{Imaginem uma chefia médica a dizer que o seu subordinado não faz falta ao serviço, por isso pode ser dispensado com folga de compensação?! - desculpem, foi só uma pequena brincadeira, sem ofensa...}
Eles querem comandar-nos, mas é só politicamente, partidariamente, porque disto, das leis, só sabem asneira, ou formas de escravização dos Colegas. Isto enquanto Ministro e Secretários de Estado e dos outros dormem, ou fingem que...
E o que é espantoso é haver quem goste e nem pode, nem quer, nem tolera de ouvir falar nesta evidência.
Sabemos que há sempre quem caia no conto do vigário, mas os Enfermeiros têm de estar mais atentos à defesa dos seus interesses e escolherem à melhor.
 Para facilitar a leitura da C/N nº8/79, e porque foi elaborada com a nossa comparticipação activa, numa época, em que a experiência dos trabalhadores e seus representantes era imprescindível, porque ainda não havia tantos sábios "inatos" (não confundir com "inapto" sem o "p" brasileiro; são dos que já nasceram ensinados), foi feita uma consulta às instituições para exporem as suas dúvidas acerca da interpretação mais correcta do DL 62/79 de 30 de Março, assinalando-as, a dita C/N 8, com a letra [D] = Dúvida a que se dava Resposta assinalada com a letra [R].

Prezados Colegas, resistam aos usurpadores dos vossos direitos, um dos quais e mais importante é, sem dúvida alguma, o horário de trabalho.
Se não souberem peçam-nos ajuda, pois estamos aqui, também para isso: ajudar quem precisa.

Com amizade e atenção
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário