sábado, 6 de dezembro de 2014

CHLC - S.JOSÉ

FOTO HS JOSÉ < clique >


ESTAMOS PERANTE UMA SITUAÇÃO GRAVÍSSIMA DE ILEGALIDADE DE HORÁRIOS EM QUE SÃO RETIRADOS AOS ENFERMEIROS QUER AS FOLGAS QUER OS FERIADOS COMO SE PODE VER POR 2+2 EXEMPLOS:

1 - 

NB este sinal(/) é para assinalar as folgas para se identificarem com mais facilidade;
O X deitado é para identificar o erro de colocar folgas entre dias de férias, o que não é legal.


2 - 



NB: um comentarista ANÓNIMO, registado na tabela dos sábios corrigiu-me dizendo que não é «lê-se mais bem»;
é: - "lê-se melhor".
Ó pobre gramática, como aguentas com tantos pontapés?
O sábio nunca deve ter ouvido falar em graus dos adjectivos: bom, melhor, óptimo, são o comparativo e o superlativo de bom.
Mas, carago, BEM é uma coisa, ou palavra, chamada advérbio e não varia.
Por isso, se quero aumentar o bem duma coisa ou acção tenho que dizer MAIS bem; se quero diminui-las tenho de dizer MENOS bem, "conho" ...

3-


NB - Os horários dos Enfermeiros regem-se pelo art.º 56º do DL 437/91 de 8 de Novembro
E são 5 turnos de 8 horas, ou mais nuns e menos noutros, como é o caso das noites por causa dos transportes;
E 2 folgas seguidas por convenção da OIT nº 149/81.
As duas folgas seguidas são para manter os Enfermeiros afastados 48 horas consecutivas dos serviços, para recuperação psicofísica necessária à saúde dos Enfermeiros e segurança dos Doentes.
O que está a acontecer com as escalas dos Enfermeiros é uma monstruosidade a que o Sr. Ministro da Saúde tem de por cobro.
Os seus dotes matemáticos nos Enfermeiros funcionaram ao contrário.
Os números estão à vista e não são caso único.
Daremos publicidade aos que temos em reserva.
Escandaloso;
Atroz; 
Criminoso!!!

Posto isto e o mais que aí vem, de que estes exemplos são uma parte ínfima da desgraça, que assola os Enfermeiros/as, vai entrar em estudo urgente a nossa lei.
A intelligentsia do Ministério devia ter previsto que aumentar 5 horas por semana a cada Enfermeiro, tinha que diminuir nalgum lado, sendo o número dos Enfermeiros o mesmo.

Parece que estão a pedir que decretemos uma greve às escalas que não estão de acordo com a lei: 5 turnos de 8 horas e 2 folgas seguidas porque uma é complemento da outra.

Mas o que nos entristece é quem comete estes erros nem a noção tem do que é errar, porque não parece sentirem que estas aberrações são da responsabilidade de quem distribui o pessoal de que dispõe, pelas necessidades, mas cumprindo a lei.
Parece que é crime um Enfermeiro pedir que lhe escalem as duas folgas seguidas, a que tem direito, aliás.

Depois atiram com as culpas para o "sisco all".

Este número é muito especial, pois até transporta o prémio de um Delegado Sindical que é diligente e atento: consta de um longo período de trabalho sem FOLGAR; UNS ESCASSOS 25 DIAS COMO SE PODE CONSTATAR.
Para a entrega solene, que vai ocorrer em local de visibilidade simbólica, vamos convidar as autoridades civis e militares e religiosas, sem esquecer a Concertação Social e a Autoridade para as Condições de Trabalho Escravo [ACT(E)]
Também vamos enviar um convite simbólico aos comentaristas de WC que se identificam como anónimos por serem de geração espontânea e desconhecerem as origens e quem foi o alquimista que os originou.
Como não sabemos nada das suas origens e contactos normais:
Usamos a via mais adequada e 
Nem sabemos como lhes havemos de transmitir que para passarmos das palavras aos actos temos de contar com os actores que as actualizem;
Nós somos, em potência;
eles são, em acto (ler Aristóteles).
Já os anónimos, destacam-se pela sua bravura e pelo olfacto pois conseguem cheirar o perigo a distância fora do Comum.


4 -

NB: 
Então o dia D não é dia de folga?
A pergunta é de um curioso e corajoso anónimo.
Resposta: não é dia de Folga.

Para além de o dia D lembrar o desembarque dos Aliados, na Normandia, no final da 2ª Guerra Mundial, nome que consagrou para a História o DD, no nosso caso, significa que o Enfermeiro está umas horas em casa, a repousar antes de entrar ao serviço,  uma ou mais horas, precedendo a meia noite, o que significa que tem pedaço de turno misturado com extracto de descanso.
Se, por exemplo; trabalhou entre a meia noite e as 8 horas e for descansar, para entrar, novamente, às 20 horas, 22 ou 23 horas, onde está a folga?
Depois, folga escreve-se com F,  dadas as suas especificidades, que o D não subsume.
Aliás, até estamos a ser generosos com as ladras, pois folgas nos Enfermeiros escrevem-se com 2 F, ou seja: FF, sendo uma a Folga Semanal (FS) e a outra a Folga Complementar da anterior (FC).
Para mau entendedor, podemos citar o raciocínio do trabalho nocturno do polícia, que prendeu 2 vadios e, ao identificá-los, perguntou a um:
- você que faz (a profissão)?
- Nada, respondeu convicto e seguro, o primeiro;
- E, ao segundo, repetiu: e você que faz?
- Sou ajudante do meu companheiro, Sr. Agente.
Com as folgas dos Enfermeiros; passa-se o mesmo: numa,  faz rigorosamente nada e, na seguinte, completa o nada da anterior, reforçando-o e legitimando a sua existência.
Sem o complemento respectivo, a base não funciona: é como uma lâmpada a que cortaram a corrente eléctrica.
A dureza do trabalho do Enfermeiro é tanta e tal, que 24 horas de descanso não bastam; são necessárias 48 horas de descanso bem medidas.



Sem comentários:

Enviar um comentário