quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

COM GENTE DESTA...


Parafraseando o Bispo de Viseu, que foi Enfermeiro Mor do Hospital de São José e tem uma estátua no jardim da cidade com algumas das suas máximas: «Não quero na minha diocese padres que se governem, à custa do próximo, em nome de Deus; mas que sirvam a Deus, na pessoa do próximo.»;
lembro ao Sr. Rui Carlos Bastos Santos, que não me sirvo dos Enfermeiros para viver, mas vivo para servi-los e ajudar a libertá-los de quem os explora ou consente, que os explorem, naquele jeito popular: «tão ladrão é o que vai à horta roubar as couves, como o que fica à porta»! Penso eu...
Não é verdade que a "vox populi vox Dei est?"
Vem esta abertura a propósito de garantir ao atrevido supositor Rui que não inventei nada: limito-me a interpretar os horários ilegais e feitos por ignorantes, no bom sentido, presumo, com reservas, pois é sempre preferível, que a minha mente, tendencialmente perversa, com tanta excrementação a salpicá-la, admita que não é de má-fé que praticam tantas ilegalidades, nos horários; pode ser mesmo ignorância.

...«Não sei o que se passa em todos os serviços ...», diz o supositor (de supõe e não de supositório como estavam a pensar) Rui. Tentei arranjar algumas interpretações para as reticências (...), mas não consegui, tanto mais que, ou viaja pouco ou vê mal, pois não é o que se passa em todos os serviços; não é mesmo, Sr. Rui. E se não sabe, nada impede de saber um pouquinho mais, para poder argumentar como gente crescida.
«Contudo é um exagero o que por aqui se diz.» Por acaso o exagero não está no que lá se diz, mas no que, por lá, se faz, pois até, está documentado exaustivamente. E a prova de que muito do que diz justifica a ignorância da lei é que até há coragem para virem a público dizer que cumprem a lei. Mentira inocente, pois não podem cumprir o que não conhecem. Tal como este Rui supositor, que tenta imaginar-se Hermes, mas parece ter ossos de avestruz, para poder voar, mesmo em imaginação. Louva-se-lhe a tentativa, não obstante.

«.....contudo estranho as motivações de um sindicato que apesar de nacional é iminentemente do norte, o sindicato dos Enfermeiros, o do Sr. Azevedo que tendo formas legais para combater eventuais ilegalidades, a existirem....»

Como está no campo das suposições vou esclarecê-lo, para não cometer o 3º erro:
As motivações, aqui da gente, são utópicas, como as da estrela do norte, que até dá jeito usar como termo de comparação, pois tal como as utopias servem para nos orientarmos nos impasses, também a estrela do norte serviu para orientar muito desorientado, a começar pelos nossos ilustres navegantes, que não teriam ido tão longe, se não fosse a candeia do norte.
Ser iminentemente do Norte é tão válido como ser iminentemente do Sul e Ilhas: é um facto incontestável; é assim mesmo.
Ó Sr. Rui, que presumo seja enfermeiro, como disse que trabalhava na enfermaria, não reparou na motivação do seu sindicato SEP que, sendo iminentemente do Sul, se deslocou para norte!
Ou só esse é que tem motivações claras e distintas, como as ideias do outro Descartes?
Bem sei que não é de estranhos que estamos a falar; porém a simetria é tão democraticamente comparável, que até dá para lhe perguntar se não acha democrático e lógico que os Enfermeiros iminentemente do Sul sejam bafejados por uma aragem do Norte?
Embora pouco viajado e ainda menos criativo, como demonstra, já lhe passou perto da cabeça a ideia peregrina de que há milhares de Enfermeiros, em Lisboa, que foram do Norte?
E que há, também, muitos no Sul que se estão a sentir refrescados, com o vento Norte, libertador, purificador?
Já agora, o Sindicato dos Enfermeiros não é só meu. E até lhe fica mal dizer essas coisas, pois deve saber que um Sindicato não é só  de um. Deu a conhecer escusadamente, que não conhece a história da Enfermagem, nos últimos 50 anos. Ainda bem que não ocupa nenhum cargo de responsabilidade, na Profissão, porque com tanto desconhecimento seria um perigo para a Profissão.

Devo informá-lo que esses raciocínios copiados nem sempre dão bom resultado, Sr. Rui supositor.
Com efeito, foi com a Senhora Enfermeira Administradoras - Directora, que se diz gestora, que tivemos uma longa e esclarecedora conversa, por sinal plena de cordialidade, tendo as escalas de serviço por base da discussão.
Foi por ela nos garantir que não tinha Enfermeiros para melhorar a situação, que resolvemos ajudá-la, recorrendo ao tribunal criminal, porque é "abuso de poder" que ocasiona  "omissão de comportamentos" (registe) necessários às situações, dos Doentes, já agora, porque são os destinatários dos comportamentos adequados dos Enfermeiros, entende?
Moral da coisa:[Nem todos os que nos põem na merda são nossos inimigos, nem todos os que nos tiram dela, são nossos amigos.] Quando tiver mais tempo disponível conto-lhe o resto da história.

«..... que fez uma queixa  na PJ contra o Hospital de São José sobre o horário de um único Enfermeiro...».
Por acaso leu mal, Sr. Rui; estão todos os que são vítimas da mesma anomalia. Se lhe dava jeito ser somente um, desiluda-se, porque nós não discriminamos vítimas e tanto defendemos um como 100.
«.... Estranha forma de fazer sindicalismo.».
Não sabemos o que entende e qual a sua formação sobre sindicalismo e não vamos entrar em suposições, porque em vez de um Rui supositor seria mais um Zé supositor...
Para nós é um elogio enorme, que um perfil como o do Sr. Rui estranhe a nossa forma de fazer sindicalismo, pois é uma espécie de prova real,  em ponto pequenino, tipo maquete, que nos garante a evidência de que estamos no rumo certo, o que, para quem vem de fora, é um sinal encorajador, de podermos ser úteis pelas diferenças, que o SR Rui nos encontra. É por as termos que somos úteis, mesmo que e ainda que isso perturbe a sua maneira de ver o seu pequeno mundinho.
E está a ver bem; é que nós somos mesmo diferentes e parece nem sequer supor do que somos capazes, em surpresas...

« .... Mais estranho quando horários com anotações circulam livremente na net e de forma descontextualizada. Vamos estar atentos...».
Pois é, Sr. Rui atento. Se estivesse mais  atento ainda, e não se escondesse atrás de chavões, já teria visto que usamos a net para tentar chegar ao maior número possível de Enfermeiros, com um objectivo muito simples, reduzir a zero a tolerância com a exploração dos horários. Temos em tribunal Supremo o combate às 40 horas semanais. Temos em mente o combate a todos os hospitais, seja qual for o santo que os nomeia.
E então, depois de sabermos que havia directores de serviço que se conluiavam com responsáveis pelas escalas dos Enfermeiros e lhes davam umas lembranças retiradas dos incentivos que as administrações lhes distribuem, ainda ficamos mais motivados para a guerra à exploração, através da tolerância zero.
E não vamos desistir, Sr..

«Sabemos quem é o presidente do sindicato (presumo que está a falar de mim e do SE), sabemos quem é o enfermeiro em causa e sabemos por onde andou, nas últimas eleições para a OE.... A ver vamos, poderei estar enganado.... Mas isto pouco tem que ver com preocupação com elaboração de horários. Disse!»

Se sabe quem é o presidente do SE (que não identifica, como faz qualquer manholas), sabe que não espezinha anões, por isso o Sr. Rui tem esse seu saber a seu favor; desvia-se deles, com brandura, pois não é correcto um gigante esmagar o anão; correcto é aparar-lhe as investidas, sem o humilhar.
Quanto ao saber quem é o enfermeiro em causa, já não tenho tanto a certeza, pois ao deixar perceber que sou mau enfermeiro deve enganar-se, nomeadamente ao demonstrar que desconhece que não devo nada a nenhum Enfermeiro, mas não há Enfermeiro em Português, que mesmo que o não queira admitir, não deva algo ao Se e ao seu presidente. Só um ignorante ou pessoa de má-fé não sabe de quem se trata.
Não lhe ficava nada mal informar-se mais bem. Assim, até podia supor com quem está a falar e por que não lhe atiro a matar, porque me serve de cobaia, entre outras experiências, que me proporciona.
Se sabe por onde andei, nas eleições para a OE, garanto que sabe mais do que eu.
Sei que a minha caminhada foi uma oportunidade perdida, para os Enfermeiros, pois não só sou capaz de fazer mais, como mais bem, daquilo que vejo e de que não vou falar, porque não me entenderia, pois pela abordagem demonstra que desconhece. em absoluto a essência da Ordem dos Enfermeiros ou de qualquer outra.

Finalmente, se pensa sabiamente que as nossas intenções são parecidas com as daqueles políticos meia tigela, que fazem tudo com segundas intenções, está muito enganado, Sr. Rui supositor.
É que o que está, aqui, em causa são os 5 turnos e 2  folgas consecutivas.
Apesar de estar disfarçado na foto, a pontos de não saber eu se é o careca ou qualquer dos outros, posso garantir-lhe, com alguma segurança, de que ainda vossemecê não sabia o que era a Enfermagem, já eu andava a conseguir legitimar esse modelo de horário. Pergunte aos Enfermeiros da Urgência do H.S. João, onde fui chefe 10 anos o que sei de horários e quem criou o modelo que perdura há 40 anos.

Finalmente, parece-se com aquele outro Rui que se incomodou por o SE ter protocolado com a TVEnfermagem.

Um aviso profissional; volte sempre, para podermos descobrir com mais facilidade o que certa gente pensa de tudo isto.

E já agora, se tem convicções do Além, peça a Deus e ao Diabo que nos conserve pacientes, humildes e bem humorados, para lermos, sem tapar o nariz, aquilo que escreve, pois seria feio fazermos isso à sua frente.
Felizmente, que há outra gente para além dessa, na Enfermagem, que a vão salvando de perigos ainda maiores do que os que estão a sofrer, sem que os Ruis se apercebam.
Não fique triste, porque ninguém é perfeito nem nasce ensonado, e vossemecê, ainda tem muito que aprender. Tenha cuidado ao atravessar as ruas, mesmo nas passadeiras.
" Vale "
José Azevedo


Sem comentários:

Enviar um comentário