quarta-feira, 22 de junho de 2016

AS ESCALAS DE SERVIÇO - HORÁRIOS



Pergunta: PODE UMA CHEFIA, CLÁSSICA OU DE CIRCUNSTÂNCIA, ALTERAR UMA ESCALA DE SERVIÇO A UM ENFERMEIRO?

Resposta: NÃO PODE.

Mas, então, isso  quer dizer que todos os dias e todas as horas nós Enfermeiros, estamos a ser abusados!
1. As chefias partem do pressuposto errado, as que partem, pois há excepções meritórias, que respeitam os direitos dos seus subordinados, de que o serviço prestado a doentes é da responsabilidade dos Enfermeiros. E não é, porque os Enfermeiros são profissionais, com direitos e deveres próprios que nada têm a ver com os direitos dos outros.

2. Os Enfermeiros têm direito a planear a sua vida pessoal, como os outros profissionais.

3. Os Enfermeiros têm uma escala que tem de ser cumprida até ao fim, tal como foi concebida; alterá-la significa suspender-lhe o contrato e isso tem consequências legais sérias.

4. Há mecanismos legais que podem satisfazer necessidades imprevistas e são esses que devem ser usados, já que os governos estão a levar o esforço dos Enfermeiros longe de mais.

5 . Um desses mecanismos É O REGIME DE PREVENÇÃO PREVISTO NO ART.º 9º DO DL 62/79 DE 30 DE MARÇO..

6. A chefe que julga ter poderes para marcar uma falta a um Enfermeiro por este lhe dizer que não estava disponível para fazer um turno extemporâneo, temos de a informar, que não tem poderes para isso. Marcar uma falta nestas circunstâncias é um abuso de confiança, primeiramente; é um abuso de poder, seguidamente.
Estamos a falar de um serviço tipo "harmónio"; fecham-se camas para retirar Enfermeiros, para as abrir, caso o afluxo aumente, com os mesmos Enfermeiros da versão diminuída de camas.

7 . Estas habilidades das administrações devem ser correctamente calculadas em todas as suas hipóteses, por pessoas de bem e, já agora, com o mínimo de conhecimento e respeito pela vida pessoal dos Enfermeiros.

8. Estes fenómenos só se verificam nos e com os Enfermeiros da equipa pluridisciplinar.Por isso, temos uma equipa de peritos, que contacta, à hora do almoço, com os ilustres, que estudaram na Universidade Americana de Harvard, a estudar este fenómeno.

9. Finalmente deixamos o aviso aos Enfermeiros:
Colegas, respeitem-se e façam-se respeitar, porque vós sois o Sindicato e a Classe.

Com amizade,
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário