quinta-feira, 9 de junho de 2016

AINDA E SEMPRE, ACERCA DAS 35 HORAS



O que é um epifenómeno? [De epi, sobre, + phainomenon - "o que aparece"
É um facto relacionado com outro de importância maior e que constitui o fenómeno o fenómeno propriamente dito.
De um modo geral, significa um fenómeno secundário, unido ou acrescentado a outro, sem constituir parte essencial dele (ver enciclopédia Luso-Brasileira de cultura.
Simplificando:
a linha férrea do Douro é um modelo que os alunos de engenharia visitam para saber como não se deve construir uma via férrea, para sobre ela circularem comboios, com segurança.
Se passarmos isto para a Enfermagem o supervisor Conceição R. pode considerar-se um epifenómeno sobre o fenómeno que é a forma e método como as 35 horas vão ser atribuídas a Enfermeiros, a todos os Enfermeiros.
Por exemplo: o serviço X deve 2500 horas aos 10 Enfermeiros que nele trabalham.
A Enfermeira chefe, nos termos da CNnº8/79 e comportamento louvável, pretende pagar, em dinheiro aquele enorme número de horas que o simulacro de supervisor, não devia permitir que se acumulassem, em tão elevado número, não escravizando os Enfermeiros daquela maneira.
Para ficar bem visto e com a mira em algum lugar dos que a "geringonça" está a oferecer, diz que não autoriza o pagamento de tantas horas extraordinárias.
Este o tal que dizia que as 35 horas só lá para Janeiro é que o HSJ as podia pôr em prática.
Simplesmente, a Circular que é Normativa, nº8/79 diz:
1 O Enfermeiro pode escolher a forma de pagamento, em tempo ou dinheiro;
2 A instituição só p+ode impor uma forma de pagamento; em dinheiro, porque se fosse pagar em tempo em serviços com deficit de pessoal aumentaria as dificuldades.
Quando tentava ensinar-lhe estas coisas estava sempre a pensar noutras coisas, para não aprender.
O resultado destas linhas do Douro é péssimo.
Com gente desta responsável por serviços de grande responsabilidade e utilidade, na harmonia organizativa, não há milagre que nos valha.
Quem transmitirá poderes ilegais a esta inutilidade profissional?
Como diz o povo, "com amigos destes, na Classe não há lugar para inimigos", porque estes fazem os dois papeis, com pendor para o de inimigos.
Com amizade,
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário