segunda-feira, 1 de maio de 2017

QUEREM SABER O QUE FOI E SERÁ SINDICALISMO!?


OS ENFERMEIROS NÃO ESTÃO SÓS; MAS SIM, MAL ACOMPANHADOS!

Há um défice geral no entendimento de qual é o papel das organizações profissionais, que representam, a seu modo e segundo os seus estatutos, os Enfermeiros, que as integram, como é o caso da Enfermagem/Enfermeiros.
Se alguém se interrogar por que têm os Enfermeiros uma Ordem e Sindicatos (não um só sindicato como têm uma só Ordem);
Se olharem para o lado e se perguntarem por que têm os Médicos uma Ordem e Sindicatos (não um só Sindicato, como têm uma só Ordem), há uma explicação lógica para esta fenomenologia, para esta analogia simétrica.
No caso dos Enfermeiros, porque passaram a ser uma profissão autónoma. E como diz, e diz bem, Coriolano Ferreira: «....uma profissão ou é AUTONOMA e, se o não é; não é PROFISSÃO». Sendo assim, e é assim, e não pode ser de outra maneira, os assalariados Enfermeiros, também podem trabalhar por sua conta e risco, e por isso necessitam duma Ordem, que os responsabilize, pelo que fazem, nessas condições livres do patrão, que são eles.

No caso dos Médicos deu-se o fenómeno inverso: já eram uma profissão autónoma, por isso eram responsabilizados por uma Ordem, pelo seu exercício, por conta própria.
Entretanto, foram-se transformando em assalariados, dependentes de um patrão a quem passaram a vender o seu trabalho. Ora esta mudança de estatuto criou-lhes, aos Médicos, a necessidade de terem sindicatos a defenderem-nos do patrão, que passaram a ir tendo.
Para os que têm dúvidas do que são Ordens Profissionais e Sindicatos horizontais têm, aqui, nestas duas profissões bem próximas, do que ambas tinham e passaram a ter necessidade de vir a ter.
Só por má-fé, ou simples ignorância inocente e cúmplice, é que se podem confundir  estas organizações;
Quando os Enfermeiros viram os Sindicatos impedidos de emitir carteiras profissionais, cujo regulamento de carteira era o código deontológico, precisaram de criar a Ordem, para essa função;
Quando os Médicos passaram a ser assalariados, precisaram de Sindicatos, para defenderem interesses, que a Ordem não abrange, os direitos profissionais, porque a Ordem só trata dos deveres profissionais. 
Quem disser o contrário disto mente, por má-fé, ou ignorância; ou ambas.
É por esta e muitas outras razões que oferecemos estes suplementos culturais e profissionais, que devem ler com atenção, sobretudo o capítulo 8 e 8.1 que se interroga, depois duma análise muito objetiva e SABEDORA,dos movimentos de trabalhadores por conta de outrem: "QUO VADIS" SINDICALISMO E SINDICATOS?
Sugiro que não vejam neles outra intanção especulativa, porque não a encontram.
(José Azevedo)

1 - VETERANO BRITÂNICO <prima>

2 - REFORMISMO ALEMÃO <prima>

3 - MODELO SUECO <prima>

4 -AVANÇADAS ITALIANAS <prima>

5 - COMPLEXIDADE FRANCESA <prima>

6 - EXCEÇÃO AMERICANA <prima>

7 - FALSO ESPELHO JAPONÊS <prima>

8 - QUE FUTURO PARA O MOVIMENTO OPERÁRIO?<prima>

8.1 - QUE FUTURO PARA O MOVIMENTO OPERÁRIO?<prima>

EXEMPLO PRÁTICO DE NÃO SABER ONDE ACABA O PARTIDO E COMEÇA O SINDICATO <prima>

Sem comentários:

Enviar um comentário