domingo, 14 de maio de 2017

UMA NOVA DOENÇA FOI INVENTADA - CHAMA-SE DIAGNÓSTICO



A NOVA DOENÇA CHAMA-SE DIAGNÓSTICO



(de "Os Inventores de Doenças" de Jörg Blech)

Há uma preocupação no ar por parte dos nossos Colegas Médicos, que os Enfermeiros lhe absorvam a descoberta, que transforma, até os normais, em doentes, desde que sejam bem observados, por um inventor da coisa diagnóstica.
É pena que os Colegas Enfermeiros não lhes sigam o exemplo a defender as suas invenções, tenham o nome que tiverem.
Lembram-se quem inventou os Departamentos de Educação Permanente (DEP)?
Basta lembrarem a data, a portaria que os cria e quem ocupava o ministério da saúde.
Como estou metido, até às orelhas, nesse evento, não vou falar nele.
Mas há uma coisa, que escandaliza:
Quantos são dirigidos por Enfermeiros?
Nem o da Orta escapou; serviu de destino à Ana Jorge, que fez de Ministra da Saúde para vencer 7 ou 8 mil euros mês, mais a reforma, quando tem lá dentro excelente profissional talhada para ocupar esse cargo em vez da prateleira que lhe destinaram.
Mas por que se perfilam os Médicos, na reserva, professores ou outros, por irem ocupar lugares que foram criados, para Enfermeiros, que se destinam a actualização permanente de Enfermeiros, e só?
Basta ver a legislação, que cria os DEP.
Certamente que, se os Enfermeiros estivessem mais atentos às suas especificidades e carácter profissional e as defendessem como os outros defendem o seu diagnóstico, a primeira iniciativa era reestruturarem os DEP, que foram criados só para si, numa época em que não havia Ordem Profissional de Enfermeiros.
Aqui, está uma prioridade, que sugiro, à Ordem dos Enfermeiros; repor a genuinidade aos DEP, para que os nossos Colegas Médicos percam a mania de nos controlarem, até nas ações de educação permanente. Estamos a falar de Enfermagem e não de Medicina.

Com amizade,
José Azevedo



Sem comentários:

Enviar um comentário