sexta-feira, 19 de maio de 2017

SE A ESTES DÃO ISTO AOS ENFERMEIROS TERÃO DE DAR ISTO E AQUILO



SE A ESTES DÃO ISTO AOS ENFERMEIROS ISTO E AQUILO <prima>

Os Paramédicos são um grupo profissional que emergem dos Enfermeiros, quando estes não tinham tempo para aturar os Médicos em aspetos meramente pontuais.
Os Fisioterapêutas são filhos de um aborto das Enfermeiras do Alcoitão que trouxeram das Américas a especialidade de reabilitação, para Portugal.
Não têm a pricipal caracteristica dos Enfermeiros, que é a globalidade dos cuidados e holismo nas sinergias da profissão. São os Enfermeiros que realizam com métodos próprios as ideias dos Médicos.
Só Florence, entre outras, além de inventar a estatística a partir do cálculo de probalidades, provou estatísticamente como se reduz, com métodos enfermeiros, a mortalidade de 42 para 2%. Aconteceu na guerra da Crimeia, com os soldados que morriam de erizaipela e gangrena.
O Ministério da Saúde está tentar distrair as nossas atenções com pequenas provocações:
Ora é outra estrutura sindical que apanha umas migalhas da mesa do Rei;
Ora favorecem meia dúzia de Técnicos, filhos de Enfermeiros dos anos 60, para nos dizerem que aqueles é que são bons.
Só que estas concessões são a nossa referência, para nos recolocarmos entre uns e os outros, isto é; entre Médicos e Paramédicos, os Enfermeiros são únicos e insubstituíveis, não obstante os roubos que fazem da nossa atividade habitual e mundialmente reconhecida.
Mas as pessoas da Ordem atual estão a dar provas de serem mais esclarecidas e não manipuladas, para se perderem e prenderem em minudências de diagnósticos, prognósticos e outras manias e decalcomanis médicas, à procura no campo da epistemologia de um cantinho científico.

Adiram à nossa greve de zelo, mesmo sem perceberem onde queremos chegar com ela e verão os efeitos positivos, que não estão ao alcance de muita gente que circunda a Enfermagem.

Devemos saber tirar partido destes atos demonstrativos das discriminações e menorizações dos grupos profissionais do SNS dos quais a maior vítma são os Enfermeiros.Estamos a fazê-lo, com eficácia inesperada Com amizade
José Azevedo

ROQUE DA CUNHA DO SIM ANTENA 1<prima>

Sem comentários:

Enviar um comentário