quinta-feira, 18 de abril de 2019

ACONTECEU NO CHLN A PROPÓSITO DAS PUNÇÕES VENOSAS


Quem leu a notícia "acontece no CHLN - Cirurgia" merece um pedido de desculpa, pela meia verdade involuntária, que ela transmite, desculpa com toda a sinceridade, que é a prática deste SE.
Efetivamente, não está em causa a punção das veias, mas sim, o erro de paralaxe , que pode existir nos olhos enfermeiros, ao olharem para o resultado da  reação sanguínea, para controlo, pois só olhos médicos vêem sem paralaxe. Por isso; colher sangue, para controlo, sem o olho Médico, para ler sem paralaxe, é gesto inútil.
Mas há mais e melhor:
Os paramédicos das análises têm carências "Centénicas" e não chegam para as encomendas.
Resolveram pedir ajuda aos Enfermeiros, para fazerem as colheitas de sangue.
Ora, como, também estes, sofrem da mesma doença "Centénica", descarregaram essas colheitas, nos Internos de medicina.
Aqui, cometemos o 2º lapso, pois, o normal não seria encarregarem os ditos Internos de pôr e tirar arrastadeiras, em doentes acamados ou clínicos, porque essas tarefas ninguém as quer, nem os Enfermeiros parecem interessados, em desligar-se delas, quando as circunstâncias apertam.
Imaginem o que seria usar os Internos para as higienes e confortos, tão do agrado de Florence!

Como ensinam na 1ª aula os candidatos a jornalistas; notícia não é o cão morder o homem; notícia será, quando é o homem a morder o cão.
Por comparação, seria notícia usar os Internos para as higienes e os Enfermeiros para as colheitas.
Como para nós; Médico ou Enfermeiro são 2 licenciados, cada qual com o seu estatuto, mas iguais e com o mesmo grau de dignidade, como diz o outro, no REPÉ, só deveria ser notícia a contra-corrente: usar o Médico estagiário para as tarefas mais em baixo.

Dado que estas informações têm um cunho pedagógico, estas lições, que a vida nos dá, servem para uso de todos, nós incluídos.
Por tudo isso pedimos desculpa a quem ofendemos com as nossas imprecisões.
José Azevedo

ESCLARECIMENTO DA SR.ª ENF.ª DIRETORA - CATARINA SANTOS<CLICAR>

Sem comentários:

Enviar um comentário