sábado, 7 de junho de 2014

ASSEMBLEIA GERAL DA ORDEM DOS ENFERMEIROS 30.05.2014

06-06-2014 
Assembleia Geral aprova Norma para o Cálculo de Dotações Seguras dos Cuidados de Enfermagem 
Decorreu, na passada sexta-feira, 30 de maio, a segunda reunião ordinária da Assembleia Geral (AG) da Ordem dos Enfermeiros (OE), que ficou marcada pela aprovação da Norma para o Cálculo de Dotações Seguras dos Cuidados de Enfermagem e a diminuição da taxa de inscrição para os enfermeiros especialistas. A AG decorreu num ambiente participativo, no auditório do Fórum Tecnológico da Lispolis, em Lisboa.



O Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Enf. Germano Couto, começou por agradecer aos presentes «por cumprirem um dos principais deveres enquanto membros da OE» e referiu que «o Estatuto da Ordem dos Enfermeiros prevê que no terceiro ano de mandato seja realizada uma reunião com cariz ordinário além da habitual».


Comentário do SE:


O representante da instituição apresentou de seguida a Tomada de Posição sobre o estado atual da profissão de Enfermagem, sobre o qual não foi possível alcançar consenso. No entanto, o Conselho Diretivo reuniu, após a AG, e decidiu manter o compromisso político assumido de atingir as metas e objetivos estratégicos propostos no documento.




O ponto dois da convocatória - tabela de taxas e emolumentos –, apresentado pelo Enf. Nelson Coimbra, Tesoureiro da OE, foi aprovado, com alterações, reduzindo assim em 50% a taxa de inscrição para obtenção do título de enfermeiro especialista. O Conselho Diretivo aceitou também uma proposta para a suspensão do pagamento da emissão de 2ª via da cédula profissional, no caso de roubo ou furto. Esta suspensão será válida apenas para situações comprovadas.





No que diz respeito à proposta de alteração do regimento disciplinar da Ordem dos Enfermeiros, apresentada pelo Enf. Rogério Gonçalves, Presidente do Conselho Jurisdicional, esta foi aprovada.




O último ponto - Norma para o Cálculo de Dotações Seguras dos Cuidados de Enfermagem -, apresentado pela Enf.ª Lúcia Leite, Vice-presidente da OE, e pela Enf.ª Filomena Maia, Vice-presidente do Conselho de Enfermagem da Ordem, foi o mais debatido da AG. O documento vincula toda a Enfermagem e traça um caminho para assegurar as dotações seguras. Dada a importância da temática, foram apresentadas várias propostas de alteração, as quais foram analisadas pelo Conselho Diretivo. A norma foi aprovada, com alterações.

Comentário nosso, do SE:
Quando na aprovação duma norma de tamanha importância como é a dos Enfermeiros necessários para que o nosso trabalho não seja escravizante para os Enfermeiros, nem perigoso para os Doentes pela possibilidade crescente de erro directamente proporcional ao estado de cansaço, mormente nos Enfermeiros que é de grau 3 de complexidade o máximo da escala de 1 a 3, ainda aparecem 40 a votar (os 40 saudosistas da Bastonária, que tanto mal fez à Enfermagem, sobretudo por inacção, subordinação e impreparação para a imagem a que os Enfermeiros têm direito) ...


Sem comentários:

Enviar um comentário