domingo, 29 de junho de 2014

Investir mais nos Cuidados Primários, diz ela, Susana Jakab da OMS

Investir mais nos Cuidados Primários, diz ela <clique





E nós não perdemos a oportunidade de lembrar que o salto para o patamar seguinte é libertar os Médicos dos Centros de Saúde;
Acabar com as USF;
Generalizar as UCC, não por serem geridas por Enfermeiras mas sim por sere  a Unidade mais próxima da eficácia:
Não escdolhe clientes;
Não falseia estatísticas;
Não inventa doenças;
Não deixa doentes por atender, porque não os faz esperar;
Não cria listas de espera para fazer diagnósticos essa nova epidemia.
As UCC encaminham os verdadeiramente doentes para atendimento imediato do Médico convencionado, como os oftalmologistas, ORL, analistas.
Estes, por sua vez, como trabalham à peça, não perdem tempo a inventar preguiça para fazerem esperar os, verdadeiramente, doentes, excluindo os propositadamente angustiados com a possibilidade de poderem ter ou vir a ter uma doença real ou fictícia; os tai hipocondríacos saudáveis.
Sabemos que não é tarefa fácil para qualquer Governo ou Ministro, pois o cartel da Química, já financiou 2 Guerras ditas Garndes e Mundiais, e tirar os Médicos dos CS, onde precisam de fazer despesa, com a química e com os MCD.
Mas, enquanto não simplificarem a triagem de doentes e apostarem na promoção de Saúde e prevenção das doenças, que obviamente são o contrário das doenças, que dão o pão a ganhar aos patologistas-médicos, pois é das doenças que eles tratam, os que ainda estão ao serviço, obviamente, porque acreditam na eficácia da medicina.
Deixem de inventar desculpas; vão directos ao centro do problema que está à vista de todos.
Afinal, ao contrário do que diz o Dr. José Manuel de Pombal, terra do Marquês, esse déspota iluminado da era do Iluminismo, quem está a mais nos Cuidados de Saúde Primários são os Médicos e não os Enfermeiros, porque estão talhados à medida das suas capacidades e competências profissionais.
Só os Enfermeiros podem descongestionar os Hospitais, onde os Doentes permanecem mais tempo, por não disporem de cuidados de Enfermeiro adequados, no seu "habitat" natural; a sua casa, a sua terra.
Só os Enfermeiros podem acabar com as listas de espera geradas pela "não-colaboração" Médica, nos CS, imitando os colegas dos hospitais, com vistas a um "SIGIC" adaptado, que só pode resultar da invenção de doenças graves, por isso as consultas médicas têm de ser autênticas sessões de hipnose, para produziram os efeitos consumistas.
Finalmente, não é por não atenderem às nossas observações nascidas no saber da experiência e dela alimentadas com a raiz dos problemas e respectivas soluções, que vamos deixar de falar nas anomalias, como USF e outras aberrações.
E senhores responsáveis; não digam que querem reduzir despesas.
A irracional e desnecessária importação de Médicos Cubanos, Colombianos, Argentinos podem ser muito bons para o futebol. Na saúde são dispensáveis.
Basta descobrirem as reais potencialidades dos Enfermeiros.

Com amizade,
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário