segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A SITUAÇÃO AINDA É MAIS GRAVE DO QUE SUPUNHAMOS

As tendências que se foram acumulando, com a destruição da carreira de enfermagem, estão a vir à superfície, com a possibilidade de aplicarem as 40 horas também aos Enfermeiros.
Está feita a nossa providência cautelar, que esperamos seja aceite e suspenda é gula dos exploradores de Enfermeiros, que até conseguiram passar essa apetência às Chefias de Enfermagem "naturais" ou de "conveniência".
A má qualidade dos administradores que temos por aí espalhados, produz fenómenos de autêntico esclavagismo da era contemporânea.
Não tendo a mínima prepação teórica para lidar com pessoas, em ambiente de doentes e doenças, refugiam-se nos números sem perceberem o que quer dizer a máxima: [a perder se ganha e a ganhar se perde], com plena aplicação inteligente no horário dos Enfermeiros.
Se percebessem, para lá de um palmo a partir do seu nariz, já tinham iniciado um movimento de regeneração do ânimo dos Enfermeiros, profundamente desiludidos.
Até eram capazes de perceber por que desde há décadas as organizações internacionais como a OIT e OMS propõem a redução e não o aumento de horas de trabalho, nos Enfermeiros.
Como outra casta de ineptos, que almejou conseguir melhorar a dinâmica dos serviços, baixando a qualidade das chefias e a forma personalista de lá chegarem.
A forma de lá chegarem tem a ver com a facilidade com que pensam melhorar o rendimento dos serviços que chefiam, aumentando as horas de serviço.
E usando as ameaças de dispensar Enfermeiros, porque, tal como os mentores destas bacoquices, pensam que uma forma de reduzir pessoal é aumentar as horas de trabalho.
É tudo ao contrário, do que pensam, mesmo que conseguissem ter os Enfermeiros mais horas a trabalharem e a ganharem menos.
Continuam a pensar que se usarem a estratégia do medo e da exploração ilegítima, conseguem os objectivos mal construídos, aliás.
A adversidade não só tempera o carácter, como dá mais força para resistir a essas adversidades.
A providência cautelar foi apenas uma das muitas acções que estamos a desenvolver na táctica do "basta de abusos".
A publicação, a pedido, da portaria da direcção e chefia de enfermagem veio dar-nos a certeza do grau de cumplicidade entre as partes. Só temos que contrariar essa tendência, agindo em várias frentes, nomeadamente nessa. (Aconselhamos a leitura do que escrevemos neste blogue a esse respeito da direcção e chefia de enfermagem).

Por isso, Colegas, sigam com atenção as nossas informações e não esqueçam que nunca vão fazer as 40 horas semanais; pelo contrario: vamos acabar com os abusos de horas em débito e do não cumprimento das escalas.

Mais do que acreditar no que dizemos, cada Colega deve acreditar em si próprio e no contributo que pode dar ao Sindicato, para nos ajudar a resolver esta problemática.

Na passada, temos que dar uma ensinadela a quem foi ao Ministério garantir que ia dominar os Enfermeiros.
A pressa com que querem resolver isto é prova desse compromisso.

Se os Colegas nos lessem mais e tentassem compreender as linhas e as entrelinhas, podiam recuperar com mais facilidade e rapidez o ânimo de que precisamos para as lutas que se avizinham, porque não temos a certeza de não precisarmos de lutar.    

Sem comentários:

Enviar um comentário