quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

O GOVERNO TEM DE ATUAR, JÁ; ENFERMEIROS NÃO PODEM ESPERAR-ADIAR


NB: TIVEMOS CONHECIMENTO QUE JÁ FORAM COLOCADOS 6 ENFERMEIROS NESTE SERVIÇO DESDE QUE DENUNCIÁMOS A SITUAÇÃO ATÉ AGORA 12/01/2017.
NÃO É TUDO O QUE O SERVIÇO PRECISA MAS É SINAL QUE OS NOSSOS ALERTAS NÃO CAIRAM EM SACO ROTO. 
"QUANDO SE LUTA NEM SEMPRE SE VENCE; MAS QUANDO SE NÃO LUTA PERDE-SE SEMPRE"
(Com amizade, José Azevedo)

EIS UM EXEMPLO DE COMO NÃO SE DEVEM ELABORAR ESCALAS, PARA 15 ENFERMEIROS, ONDE ESTAVAM 20, MAS 5 ESTÃO DOENTES, TODAVIA, DEVIAM ESTAR 40, TAL O GRAU DE COMPLEXIDADE E RESPONSABILIDADE DOS RITMOS DE CORAÇÕES, QUE BATEM, E NÃO DEVEM DEIXAR DE BATER, POR FALTA DE ENFERMEIROS!


NB: Diz-se, na pedagogia: quando mais de 50% da turma reprova, substitui-se o professor e o método.

Quando num serviço, com as exigências de um internamento de CARDÍACOS, 1/4 ou 5 de 20 Enfermeiros estão Fundidos (Fd=Falta por doença), como se pode ver pela mancha de horário acima exposta, deve substituir-se a chefe e o método de fazer horários.

Tem um argumento favorável e 99 desfavoráveis: não tem pessoal para fazer escalas.
Se é assim, fecha camas, de acordo com a percentagem de Enfermeiro/Doente, que neste caso, é elevada ao expoente máximo (não se façam desentendidos nem venham com desculpas pusilânimes para mascararem a vossa incapacidade de resolver problemas).

É aqui, que o Governo tem de dar andamento à nossa proposta de ACT, que adia, desde 2010, com a culpa de alguns Enfermeiros responsáveis. A negociação dessa proposta de ACT irá solucionar a grande maioria dos problemas com que os Enfermeiros se debatem.

Em desespero de causa, algumas das vítimas vão dizendo que o Sindicato não faz nada, não age...
Reconhecendo o seu desabafo, se afinassem a pontaria, devem dizer: o Governo não dá andamento às propostas sindicais, para resolver problemas dos trabalhadores, neste caso, Enfermeiros.

A deagradação está a chegar a tal ponto que:
a) Em cima da não satisfação da negociação coletiva (suspensa, para os Enfermeiros, desde 2005, em que assinamos um ACT, no efémero governo de Pedro Santana Lopes, através de Pedroso Lima, o interlocutor do governo);
b) Assenta o incumprimento das reduções de horas das 40 para as 35 horas semanais, para todos os Enfermeiros, para que a trabalho igual corresponda salário igual, pois as 40 horas reduzem 14,3%, o salário, na diferença das 35 para as 40 horas semanais;
c) Ora, se atualizaram os salários dos 1020€ para os 1201€, subsumindo nesta atualização a totalidade, ou quase, dos subsídios CIT, não pode o governo continuar a fazer de nós parvos, tirando de um lado e aumentando, ou não reduzindo do outro. O resultado é violar a Constituição da República Portuguesa - art.º 59º - pois que a trabalho igual não corresponde salário igual.
Mas viola, ainda, a Lei Internacional, como a Convenção 149/81 da OIT, porque não repõe a carreira de Enfermeiro a que os Enfermeiros têm direito, nacional e internacional.
Colegas, vão-se preparando para a festa, porque estamos a ultimar os preparativos.
Vejam o que aconteceu aos nossos Colegas Técnicos de Diagnóstico... já têm garantia depois de vários dias de greve (Já não são só os SEPs), de que, lá para 2018, o governo geringôncico, pode vir a pensar no caso deles, segundo lemos na imprensa.
Mas o nosso problema é mais urgente, como se vê, pela mancha de horário, acima; por isso, a nossa ação sindical tem de ser mais drástica e eficaz, daí o cuidado, na sua preparação.
Depois não venham desculpar-se de que não avisámos.
Se uns e os outros nos lessem, em 1976, verificavam, sem grande esforço do inteleto de que nunca as situações laborais, ou seja; nunca as condições de vida e da trabalho dos Enfermeiros foram tão parecidas.

Com amizade,
José Azevedo

 E AINDA MAIS:

DUMA COLEGA QUE TRABALHA NO INFERNO COM O DIABO RECEBEMOS,


«Exmos. Colegas,

Sou Vossa sócia nº. x e trabalho no Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de S. João e venho solicitar vos que divulguem e tornem público as atrocidades, as ilegalidades e a pouca vergonha que se passa no meu serviço! De todos os horários ilegais, que temos vindo a fazer, desde há 3 anos, para cá, este de Dezembro é a maior atrocidade feita por Enfermeiros (Chefe e Supervisor, sim porque o horário está assinado por ambos!), a Enfermeiros !!
Mas desde quando, os dias de férias por direito são considerados folgas da semana e do mês??!!
Com agravante de que os Enfermeiros que fazem turnos vêm, desde dia 22, 23 e 24 de Novembro inclusive, sem folga !!!
Como se isso, já não fosse por si, ilegal e piadético, desculpem-me a expressão, temos neste momento mais uma colega grávida de atestado, em casa e outra colega, que a partir 1 Janeiro, trabalhará noutro Centro Hospitalar, sendo que o horário piorou, desde a cópia, que vos envio.
A minha questão: será que, já não chega o excesso de noites e de tardes/noites, que vimos a fazer à 3 anos para cá??
Não temos direito a vida pessoal ??
Todos os doentes da cardiologia se encontram monitorizados, com telemetria e houve noites com apenas dois Enfermeiros, no turno, em que um período de 1.30h ficou apenas um Enfermeiro para 22 doentes, pois o elemento de horário especial entrava mais tarde.
Perante a insegurança, no trabalho, um colega fez, em Outubro, um exposição, à Ordem, que esteve no serviço a falar com a Enfermeira Chefe, mas que, até hoje, nada mudou!
Muito pelo contrário, piorou!!
Fomos, inclusive, falar com Enfermeira Directora CHSJ, após vermos as ilegalidades do horário de Dezembro e, uma vez mais, nada mudou!
Venho solenemente, por minha honra e respeito pela Profissão, pedir-vos que tornem público estas ilegalidades, sobre as quais somos "obrigados" a trabalhar, pois com a nossa chefia não conseguimos ter um diálogo dado que só funciona, à base da vingança e ameaça!
Caros colegas, nós estamos exaustos e desesperados .... e, entretanto, as coisas pioram e tendem a piorar ainda mais e mais, porque temos mais grávidas, na eminência de colocar atestado e as pessoas que deveriam ter uma atitude nada fizeram para resolver nosso problema... E tanto mais há para expor...

Agradeço tempo disponibilizado»

SABER GERIR O TEMPO <prima>


Sem comentários:

Enviar um comentário