BASTONÁRIA ENF REPLICA IGAS<prima>
A RASTEIRA <prima>
RASTEIRA 2 <prima>
NB: DIZEM OS AMANTES DE ÁFRICA, ATENTOS AOS FENÓMENOS LOCAIS, QUE UM DOS MÉTODOS SIMPLES E EFICAZ DE CAÇAR MACACOS É METER UMA BANANA, OU MAÇÃ, NUMA GAIOLA, ONDE CAIBA A MÃO DO MACACO, SEM BANANA, OU MAÇÃ, MAS NÃO CABE MÃO DO MACACO COM BANANA OU MAÇÃ.
ORA, COMO O ANIMAL NÃO PRETENDE DEIXAR A BANANA, OU MAÇÃ, NA GAIOLA, FICA INSTITIVAMENTE PRESO, ATRAVÉS DO OBJETO, CAINDO NAS MÃOS DO CAÇADOR DE MACACOS.
EU NUNCA PISEI A SELVA AFRICANA, ONDE ABUNDAM OS MACACOS, PARA PODER VER LOCALMENTE, ESTE TIPO DE CAÇADAS.
MAS CONHEÇO MUITO BEM A NOSSA SELVA NACIONAL, ONDE ABUNDAM AS MACACADAS E OS CAÇADORES DE VÍTIMAS DE CIRCUNSTÂNCIA, QUE DE TÃO DISTRAÍDAS QUE ANDAM, NA SUA LABUTA, NEM SE DÃO CONTA DE QUE AQUELES QUE PUSERAM FORA DA ORDEM E FORAM LANÇADOS NA DESORDEM E NO CAOS, NÃO CESSAM DE APERFEIÇOAR ESTRATÉGIAS DE VINGANÇA.
ASSIM, E A PROPÓSITO, MANTER OS DOENTES 48 HORAS SEM COMER, NÃO TENDO DECLARADO GREVE DE FOME, É UMA BRINCADEIRA DE MAU GOSTO, POIS COM O ESTÔMAGO NÃO SE BRINCA.
E SE ALGUÉM PERGUNTA, TIPO ZEQUINHA DAS ANEDOTAS: SERÁ QUE OS ENFERMERIOS FIZERAM TUDO QUE ESTAVA AO SEU ALCANCE, NA RUBRICA DA HIGIENE E CONFORTO DO DOENTE, COM A QUAL, FLORENCE, SE IMORTALIZOU, REDUZINDO A MORTALIDADE, DE 42 PARA 2%, NOS HOSPITAIS DE CAMPANHA DA GUERRA DA CRIMEIA?
OU FICARAM PRESOS AOS FORMALISMOS DRAMATIFORMES, SUBALTERNOS DO DEVER DE REBENTAREM PORTAS E JANELAS PARA CUMPRIREM O SEU DEVER DE AQUECEREM OS ESTÔMAGOS DOS DOENTES INDEFESOS!
E SE O TAL ZEQUINHA, QUE ATÉ, PODIA SER EU, SE LEMBRAR DE PERGUNTAR;
SE NÃO SERÁ EXTEMPORÂNEO O EXUBERANTE ELOGIO DE CORAGEM E OUSADIA FEITO PELA NOSSA BASTONÁRIA, AOS ANUNCIADORES DA TRAGÉDIA, ENQUANTO ESCONDEM A SUA PUSILANIMIDADE, NO CUMPRIMENTO DE UM DEVER, SÓ SEU, DE CONSEGUIREM, A QUALQUER PREÇO, ALIMENTAR OS DOENTES, ENTREGUES AOS SEUS CUIDADOS?
SERÁ QUE O PAPEL DO ENFERMEIRO É ANUNCIAR TRAGÉDIAS PORTUGUESAS, OU EVITÁ-LAS, NO ÂMBITO DA SUA QUOTA PARTE DE RESPONSABILIDADE?
LEMBRAM-SE DOS ENFERMEIROS QUE PEDIAM AJUDA AOS MÉDICOS DE SERVIÇO, NAS URGÊNCIAS, QUANDO O ESTADO DE UM DOENTE SE COMPLICAVA E, SE AQUELE DEMORAVA, O CARREGAVAM ÀS COSTAS, PORQUE, OU NÃO TINHAM MACA OU NÃO FUNCIONAVA O ASCENSOR, OU AMBOS?
NÃO DAR COMIDA AOS DOENTES, NEM QUE FOSSE ROUBADA NO SERVIÇO AO LADO, SÓ PARA ACUSAR AS MÁS ADMINISTRAÇÕES E OS MAUS ADMINISTRADORES, NÃO ME PARECE A MELHOR ESTRATÉGIA, MAS HÁ GOSTOS PARA TUDO.
ESTA COISA DE AS MEDALHAS TEREM CARAS E CROAS É UMA COMPLICAÇÃO DE IMPREVISÍVEIS CONSEQUÊNCIAS, POIS DEPENDE DO LADO EM QUE OBSERVAMOS A COISA.
Com amizade e dêem a esmola ao ceguinho,
José Azevedo
Sem comentários:
Enviar um comentário