domingo, 7 de setembro de 2014

BESSA BESSA É

O Bessa é Bessa !

Camas portuguesas para cuidar de doentes estrangeiros
Daniel Bessa  desconfia da aposta no mar como solução para os problemas de Portugal e considera que o investimento estrangeiro "não resolve coisa nenhuma". A saúde e a velhice são "nicho" a explorar.
Falando perante uma centena de jovens na Universidade de Verão do PSD, Daniel Bessa, O antigo ministro da Economia do primeiro Governo de António Guterres, hoje diretor-geral da Cotec Portugal, explicou que Portugal tem de ter um "cenário B", que se escreve com as palavras saúde e velhice.
É para esta "grande área da velhice e da doença" que se deve apontar. "Acredito mais em atividades industriais ou serviços, com um nível tecnológico suficiente para sobreviverem não à base do preço, mas à base da diferenciação e da sofisticação que permite vender coisas de maior qualidade por maior preço", disse, utilizando "nas empresas nacionais".
Aqui entra o turismo de saúde para europeus. "Portugal tem condições únicas para ser um prestador de serviços de complexidade moderada na área da saúde e da doença a tudo o que é Europa e mercado europeu", explicou.
Na sala de aula improvisada de um hotel de Castelo de Vide, Daniel Bessa olhou em volta e comparou o local onde falava a um hospital. "O que é um hospital? São camas - como um hotel. Tem uma cozinha, como um hotel. Muito do que se passa num hospital é equivalente ao que se passa no turismo", apontou. Com uma grande vantagem: "Ser o mais barato da Europa na prestação destes serviços." Por comparação na saúde, Portugal tem uma "mão de obra barata, com qualificação quanto baste".
Bessa afasta assim o cenário de apostar no mar. "O mar não é um recurso, é um inerte", apontou. "O mar é um grande recurso para quem é capaz de o usar."
……..
Temos na Saúde uma mão-de-obra com qualificação quanto baste! Mas quanto baste para tratar o quê? E quem é que se vai tratar a um país do quanto baste?
Pelo que se vai vendo, já todos nos apercebemos que temos economistas e financeiros que souberam deixar o País arruinado quanto baste. Alimentado nesta cultura, Daniel Bessa disse mais do que baste para perder a pouca credibilidade que lhe possa restar.
Desprezando o mar e os seus recursos, o ex-ministro mostra não ter capacidade par estar à frente de uma fundação que tem a inovação e a cultura tecnológica como bases da iniciativa empresarial.
Tavisto

Sem comentários:

Enviar um comentário