segunda-feira, 31 de agosto de 2015

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO -TGA -(1) (2), (3), (4)




Colegas,
Como devem calcular, gostamos que façam figura com coisas simples e úteis, como são as teorias de administração que muitos peritos transformaram em gestão e, nalguns casos até lhe chamam nova como se fossem eles e elas a descobrirem, como se faz um líder e para que serve.

Como estamos a ver já Jetro sogro de Moisés tinha horror às filas de espera e aconselhou o genro, Moisés a organizar-se. E o atendimento melhorou, com a distribuição de competências, ou seja; a descentralização do comando.

Os interessados vão fazer não um curso, mas um percurso sobre esta matéria, que tem sido secundarizada e ou banalizada pelos Enfermeiros, esquecendo que estão exactamente a despejar o bebé com a água em que lhe deram banho.
Foi o conhecimento da administração e a sua adaptação à Enfermagem que fez com que esta tivesse chefias próprias e a saberem orientar-se pelo seu saber e cabeça.
É um percurso sem outras pretensões que não sejam as de recordar ou conhecer aquilo que nos faz falta na organização mais fácil do que fazemos.
E até podemos descobrir coisas como: sem o número necessário de obreiros não é possível fazer a obra.

ORIGENS DA ADMINISTRAÇÃO (1) < clique aqui >


INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO (2) < clique aqui >

ADMINISTRAÇÃO AS PERSPECTIVAS (3) <clique aqui >

ADMINISTRAÇÃO TGA A HISTÓRIA (4) <clique aqui>

TGA ABORDAGEM CLÁSSICA (5) <clique aqui>

Sem comentários:

Enviar um comentário