O Sindicalista
domingo, 7 de agosto de 2016
ALBUFEIRA TEM POUCOS ENFERMEIROS PARA O FLUXO DE NECESSITADOS
SAÚDE
Enfermeiros à beira da rutura em Albufeira e Loulé
05 DE AGOSTO DE 2016 - 12:51
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses fala em profissionais à beira da exaustão e de longas horas de espera dos utentes nos SUB - os Serviços de Urgência Básica de Loulé e Albufeira.
Foto: Algarvephotopress/Global Imagens
Maria Augusta Casaca
PARA LER O TEXTO<prima aqui>
BARREIRO ESTÁ = <prima aqui>
{NB: DIZ A LÓGICA QUE QUANDO UM PROBLEMA NÃO TEM SOLUÇÃO É PORQUE ESTÁ MAL EQUACIONADO.
PROBLEMA:
1 . AS ASSOCIAÇÕES PROFISSIONAIS REPRESENTAM PROFISSIONAIS EM EXERCÍCIO OU PROFISSIONAIS EM POTÊNCIA (QUE HÃO DE VIR A SER EXECUTANTES )?
A LEI DIZ QUE OS SINDICATOS SÓ PODEM REPRESENTAR TRABALHADORES POR CONTA DE OUTREM E AS ORDENS, TRABALHADORES LIBERAIS, POR CONTA PRÓPRIA.
SE É ASSIM, E É;
2 . POR QUE SE PREOCUPAM CERTAS ORGANIZAÇÕES PROFISSIONAIS MAIS COM OS OS QUE HÃO DE SER ENFERMEIROS DO QUE SE PREOCUPAM COM OS QUE JÁ SÃO ENFERMEIROS?
O PROBLEMA ESTÁ CORRECTAMENTE EQUACIONADO E AS DUAS INCÓGNITAS FUNDEM-SE NUMA RESPOSTA ADEQUADA À SITUAÇÃO DOS ENFERMEIROS, NO CONCRETO:
QUANTO A NÓS, OS ENFERMEIROS DE SERVIÇO, SÓ DEVEM FAZER AQUILO QUE PODEM FAZER, NUM RITMO PRÓPRIO DE CADA SITUAÇÃO. E TÊM DE ABANDONAR A IDEIA DE QUE É SEU DEVER FAZER TUDO, MESMO QUE EM SOBRECARGA, PONDO EM PERIGO A SUA SAÚDE E A DE QUEM ESTÃO A ATENDER, SOBRECARREGADOS.
ENQUANTO OS ENFERMEIROS NÃO DEIXAREM DE SE PREOCUPAR COM O NÚMERO DOS QUE ESTÃO DE SERVIÇO, E PASSAREM A PREOCUPAR-SE COM O QUE CADA UM PODE E DEVE FAZER, OS RESPONSÁVEIS NÃO CONTRATAM MAIS NENHUM, PORQUE OS QUE ESTÃO, POUCOS OU MUITOS ADQUIRIRAM O PÉSSIMO HÁBITO DE NÃO DEIXAREM NADA POR FAZER, MESMO QUE PREJUDIQUEM A SUA VIDA E SAÚDE.
É ESTA MENTALIDADE QUE TEM DE SER CORRIGIDA, PARA MELHORAR A SITUAÇÃO.
MUITAS DAS ESPERAS DOS NECESSITADOS SÃO DEVIDAS A FALTA DE ENFERMEIROS PARA CONCLUIR O ATENDIMENTO. NÃO OBSTANTE, SÃO OUTROS PROFISSIONAIS QUE ABSORVEM A IDEIA QUE É O SEU GRUPO QUE É DIMINUTO PARA SUPERAR AS NECESSIDADES, ATÉ AS DE CUIDADOS ENFERMEIROS.
PORTANTO, A SOLUÇÃO ESTÁ NA MÃO DOS PRÓPRIOS ENFERMEIROS: FAZEREM SÓ O QUE PODEM E NÃO O QUE DEVEM, QUANDO ESSE DEVER SIGNIFICA SOBRECARGA DAS CAPACIDADES, DE CADA UM.
DIZIA AQUELA QUE FOI COGNOMINADA "SANTINHA DA LADEIRA" E COM A COLABORAÇÃO DO EX-COMUNISTA MANUEL DE PIZARRO, DESTRUIU A A CARREIRA DOS ENFERMEIROS, PARA SATISFAZER A PROPOSTA DOS COMUNISTAS, DISSE SEM CORAR DE VERGONHA, NA MINHA CARA:
«
SE OS ESPECIALIZADOS TRABALHAM GRATUITAMENTE, NA ESPECIALIDADE, POR QUE HEI-DE PAGAR-LHES, POR ISSO
?»
LOGO, PODEMOS EXTRAPOLAR E INDUZIR QUE HÁ MAIS QUEM PENSE ASSIM: - SE OS ENFERMEIROS FAZEM SEMPRE TUDO QUE HÁ PARA FAZER NÃO VALE A PENA CONTRATAR MAIS.
FAÇAM O QUE PODEM E SÓ, SE QUEREM CONSEGUIR AJUDA.
INDIRECTAMENTE, FARÃO MAIS COM ESTA PRÁTICA, PELO EMPREGO DOS QUE ESPERAM CONTRATO, DO QUE OS TONTOS/AS QUE ANDAM A DIZER OS QUE FALTAM, SEM SEQUER DAREM CONTA DAS CAUSAS, POR QUE FALTAM, QUE RADICAM, EXACTAMENTE, NO RITMO ACELERADO DE TRABALHO DOS QUE TÊM EMPREGO.
E NÃO TENHAM MEDO DE SEREM HUMANOS.
JUNTEM-SE A NÓS, PORQUE JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES.
PAREM DE APOSTAR EM CAUSAS QUE NÃO LEVAM A COISA NENHUMA.
JÁ TIVERAM TEMPO DE APRENDER ISTO MESMO.
INSISTIR NUM ERRO GROSSEIRO É PREJUDICIAL PARA O BOM NOME DA PROFISSÃO E DOS PROFISSIONAIS.
Com amizade,
José Azevedo}
SEP JÁ ADOPTOU O POKÉMON, COMO MEDIDA <prima aqui>
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagem mais recente
Mensagem antiga
Página inicial
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário