domingo, 7 de agosto de 2016

DORMES, SEDUTORA IMAGEM DE JUDEU





NB: ATENÇÃO QUE ISTO PODE SER GOLPE DE TEATRO, PARA ALEGAR SATURAÇÃO, PORQUE NEM A DOENTE(?) TEM CARA DE DOENTE, NEM O MÉDICO (?) TEM AS INSÍGNIAS (ENGANOSCÓPIO) AOS OMBROS, PARA SE SABER QUE É MÉDICO. (José Azevedo).


A Judia
Published by Nuno Guerreiro Josué at 1/4/2005 in judeus portugueses, músicas da judiaria and poesia & literatura. "English" Translation


Dormes? eu velo, sedutora imagem,
Grata miragem que no ermo vi:
Dorme – impossível – que encontrei na vida!
Dorme, querida, que eu descanto aqui!

Dorme! eu descanto a acalentar-te os sonhos,
Virgens, risonhos, que te vem dos céus!
Dorme! e não vejas o martírio, as magoas,
Que eu digo às águas e não conto a Deus!

Anjo sem pátria, branca fada errante,
Perto ou distante que de mim tu vás,
Há de seguir-te uma saudade infinda,
Hebrea linda, que dormindo estás!

Onde nasceste? Onde brincaste, oh bela?
Rosa singela que não tens jardim?
Em Jafa? em Malta? em Nazareth? no Egipto?
Mundo infinito, e tu sem berço?! oh! Sim.

Dorme, que eu velo, sedutora imagem,
Grata miragem que no ermo vi;
Dorme – impossível – que encontrei na vida!
Dorme querida que eu não volto aqui!

Folha que o vento da fortuna impele!
Vítima imbele que o tufão roubou!
Flor que n’um vaso se alimenta, cresce,
Ri, desaparece, e nunca mais voltou!

Filha dum povo perseguido e nobre,
Que o mundo encobre o seu martírio, e crê!
Sempre Ashevero a percorrer a esfera!
Desgraça austera! Inabalável fé!

Porque há de o lume de teus olhos belos,
Mostrar-me anelos d’infinito ardor?
Porque esta chama a consumir-me o seio?…
Deus de permeio maldiz o amor!…

Peito! meu peito, porque anseias tanto?
Pranto! Meu pranto, basta já, não mais!
É sina, é sina; remador, voltemos;
Não n’a acordemos… para quê, meus ais?…

Dorme, que eu velo, sedutora imagem,
Grata miragem que no ermo vi;
Dorme – impossível – que encontrei na vida!
Dorme querida que eu não volto aqui!

Tomás Ribeiro (1831- 1901), poeta português





VÃO PROVAR O VENENO MAS NÃO MORREM PORQUE, LÁ DIZ O POVO: « COISA RUIM NÃO TEM PERIGO»

COSTA ESTÁ NOVAMENTE OPTIMISTA E JÁ GARANTE QUE; «BE e PCP VÃO VIABILIZAR ORÇAMENTO».
O POVO NA SUA ETERNA SABEDORIA E CULTURA AFIRMA CATEGORICAMENTE: «JUNTA-TE AOS BONS E SERÁS COMO ELES; MAS SE TEJUNTARES AOS MAUS AINDA VAIS SER PIOR DO QUE ELES».

JOSÉ AZEVEDO E O SEU CONJUNTO LEMBRAM À 'ARTIMANHA' - VULGO "GERINGONÇA", QUE SE NÃO QUEREM VER O MINISTRO DAS FINANÇAS ACORDAR EM SOBRESSALTO, PARTINDO DO PRINCÍPIO QUE A GERINGONÇA O MANTÉM, É BOM QUE NÃO SE ESQUEÇAM DE CONTAR COM UM DINHEIRITO q.b.p. ACT ENFERMEIROS.

Sem comentários:

Enviar um comentário