sexta-feira, 12 de agosto de 2016

UMA PEQUENA AJUDA PARA EVITAR ASNEIRA NA CHEFIA

Não imaginam quanto me custa ver cometer tantos erros nas chefias de enfermagem, que já foram muito importantes ne nobres, na época que antecedeu a medicomania actual, que demonstram claramente a falta de conhecimentos adequados para chefiar pessoas tão especiais e exigentes, como são os Enfermeiros.
É uma pena ver voluntariosos Enfermeiros  atirarem-se, de muitos milhares de metros de altitude, sem para-quedas e sem rede, que os apare, ou seja; sem o mínimo de preparação para as exigências de cargos que se prestam a desempenhar. A chefia é um deles, mas não é único.
Sei que não abundam ajudas. Mas também não abunda quem as procure.
Fui aos meus arquivos e encontrei algumas teorias que podem ajudar a compreender melhor o papel de direcção e chefia de pessoas. É um papel mui nobre e digno se for desempenhado com um mínimo de regras prórias e conscientemente.
Na subida de nível, os Enfermeiros preparavam-se com estas normas o que pode significar que a impreparação conduz, inevitavelmente, à descida, que se vive.
Por isso, pode considerar-se um desastre, quando os "chefes, em circunstância", desconhecem, por completo as causas e os efeitos das suas atitudes.
Este apoio singelo destina-se, tão-só a quem sentir necessidade de verificar o estado do para-quedas, que não dispensa, quando vai voar e eventualmente, saltar do avião, para o desconhecido.
Com amizade,
José Azevedo

ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE - SNS VÁRIOS <prima aqui>

ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE -ORGANIZAÇÃO CIENTÍFICA DO TRABALHO <prima aqui>

TIPOS DE CHEFIA <prima aqui>

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS <prima aqui>

ÉTICA DA RESPONSABILIDADE <prima aqui>

ÉTICA E MORAL-TEXTO DE APOIO <prima aqui>

ÉTICA E MORAL - TEXTO DE APOIO SEM ANOTAÇÕES <prima aqui>

Sem comentários:

Enviar um comentário