quarta-feira, 21 de setembro de 2016

QUANTOS MAIS MÉDICOS À VOLTA DOS PALIATIVOS MENOS SERÃO ISSO


NB: DESDE JÁ AGRADECEMOS O CONVITE E CONVIDAMOS OS COLEGAS A PARTICIPAREM NESTA DISCUSSÃO TENDO POR BASE QUE ESTÁ ÁREA É ESSENCIALMENTE ENFERMEIRA, POIS OS PALIATIVOS COMEÇAM ONDE CESSOU A ESPERANÇA DE SOLUÇÕES ATRAVÉS DA MEDICINA.
UMA PEQUENA HISTÓRIA EM QUE LEVEI UMA CANELADA DE UMA ENFERMEIRA ENCARREGADA DESTA ÁREA DOS PALIATIVOS NO CHSJOAO.
ESTAVA BELÉM ROSEIRA, ENTÃO DEPUTADA A DISCERNIR SOBRE O CONSENTIMENTO PARA DOAR O´RGÃOS "POST-MORTEM".
VIERAM À BAILA OS CUIDADOS PALIATIVOS E OS MÉDICOS.
OPINIEI: QUANTOS MAIS MÉDICOS PARTICIPAREM NESTES CUIDADOS MENOS PALIATIVOS ELES SÃO E ATÉ PODEM IMPEDIR AO MORIBUNDO A PREPARAÇÃO DEFINITIVA PARA UMA MORTE TRANQUILA E ASSUMIDA.
E A COLEGA ELOGIOU-ME ASSIM: «PESSOAS COMO VOCÊ, SÃO A VERGONHA DA ENFERMAGEM».
EM RELAÇÃO A SI SEREI, PORQUE VOCÊ ESTÁ NUM SERVIÇO CUJA BASE DESCONHECE, RELATIVAMENTE AO PAPEL DOS ENFERMEIROS, NOS CUIDADOS PALIATIVOS.
Com amizade,
José Azevedo
De: Vítor Jaime Alves [mailto:jaime.alves@ms.gov.pt]
Enviada: quarta-feira, 21 de Setembro de 2016 16:04
Assunto: Plano Estratégico para os Cuidados Paliativos no biénio 2017-2018 - Consulta Pública Portal SNS

Exmos. Senhores,
O XXI Governo Constitucional, no seu programa para a saúde, estabelece como prioridade melhorar a qualidade dos cuidados de saúde e reforçar o poder do cidadão no Serviço Nacional de Saúde, promovendo a humanização dos serviços.
Para o efeito e como forma de implementar e operacionalizar a Rede Nacional de Cuidados Paliativos, prevista na Lei n.º 52/2012, de 5 de setembro, Lei de Bases dos Cuidados Paliativos (LBCP), procedeu-se, através do Despacho n.º 7824/2016, de 15 de junho, à designação dos membros da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos (CNCP).
As competências da CNCP encontram-se previstas na referida Lei de Bases onde se inclui a elaboração e proposta, para aprovação da tutela, dos planos estratégicos para o desenvolvimento dos cuidados paliativos.
Neste âmbito, cumpre-nos informar que se encontra disponível para Consulta Pública, no Portal do SNS, através do link:https://www.sns.gov.pt/sns/reforma-do-sns/cuidados-paliativos/a proposta de Plano Estratégico para os Cuidados Paliativos no biénio 2017-2018 elaborada pela Comissão Nacional dos Cuidados Paliativos (também disponível em anexo).
Todos os interessados poderão apresentar opiniões, sugestões e contributos, decorrentes da apreciação do referido Plano Estratégico em Consulta Pública ao Ministério da Saúde, até ao dia 15 de outubro de 2016, para a seguinte morada de e-mail: consultapublica@ms.gov.pt.
Muito obrigado.
Com os melhores cumprimentos,

Jaime AlvesChefe do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde/Chief of Cabinet
GABINETE DO SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO E DA SAÚDE
Cabinet of Secretary of State Assistant and of Health
Av. João Crisóstomo, 9 - 5º
1049-062 Lisboa, PORTUGAL
TEL +351 21 330 51 44 FAX +351 21 330 51 42

www.portugal.gov.pt
PENSE ANTES DE IMPRIMIR
cid:image002.jpg@01D1FC6D.65800AA0

Sem comentários:

Enviar um comentário