domingo, 16 de julho de 2017

PARTOS - LINHA DA FRENTE



PARTOS LINHA DA FRENTE<prima>

NOTEM QUE OS EMPATAS EM NENHUM MOMENTO DIZEM QUE A INTERVENÇÃO MÉDICA É UMA VIOLAÇÃO DA NATUREZA QUE FORNECEU À MULHER TODOS OS MEIOS ORGÂNICOS NECESSÁRIOS PARA PARIR NORMALMENTE, COMO QUALQUER OUTRO MAMÍFERO, AFINAL.
O VÍTOR PARTEIRO FOI INCOMODADO, PERTURBADO, PERSEGUIDO POR TER TIDO A OUSADIA DE ENFRENTAR O TODO-PODEROSO-NA-TERRA. O QUE CONFUNDE CIÊNCIA COM MEDICINA E DESCONHECE A CONTINGÊNCIA, PORQUE É CIRCUNSTANCIAL E NÃO DÁ PARA ENGANAR E GANHAR DINHEIRO.
OXITOCINA-EPIDURAL-FORCEPES: SERIA UMA ATITUDE SÉRIA, HONESTA, MESMO, INFORMAR O CASAL DAS CONSEQUÊNCIAS DE O BEBÉ SER ARRANCADO A FERROS.
SERIA IMPORTANTE.
E SERIA OPORTUNO LEMBRAR O QUE DISSE O DOENTE MENTAL, QUE REGREDIU AO PARTO, SOB HIPNOSE, "PORQUE A MINHA MÃE MORREU QUANDO NASCI", PORQUE O DIÁLOGO MÃE-FILHO FOI INTERROMPIDO PELA PORCARIA DA ANESTESIA, QUE, FILOSOFICAMENTE, DEPENDE DO ANESTESISTA, EM QUANTIDADE E QUALIDADE; COMO DIZ O OUTRO.
O DIRETOR  DA DGS ACUSA UM DESGASTE, A PRENUNCIAR UMA NECESSIDADE URGENTE, ESQUECEU QUE FORAM AS HEROÍNAS DO PARTO, EM CASA, PRÁTICA CORRENTE NOS POSTOS DAS CAIXAS DE PREVIDÊNCIA E CASAS DO POVO, QUE COMEÇARAM A REDUZIR A TAXA DA MORTALIDADE, NO PARTO. EU VI E ANOTEI.
PARA LEVAREM A SUA AVANTE, OS MÉDICOS COMEÇARAM A HIPERTROFIAR OS ACIDENTES, NO PARTO, ASSISTIDO POR PARTEIRA E A HIPOTROFIAR OS ACIDENTES DAS CESARIANAS E DAS EPIDURAIS, QUE TAMBÉM MATAM, QUE SE FARTA E TAMBÉM ATROFIAM OS BEBÉS.
E O QUE ERA PARA SER UM ÚLTIMO RECURSO, TORNOU-SE ROTINA, PRÁTICA CORRENTE. ORA ISTO É DESONESTO CIENTÍFICA E HUMANAMENTE.
SENDO A HOLANDA O PAÍS, ONDE SE PRATICAM OS MELHORES E MAIS EFICAZES ASSISTENCIAIS, PARIR EM CASA, É UM DIREITO DA MULHER E DA FAMÍLIA!
Se perturbarem a mulher parturiente, ao ponto de a adrenalina  se sobrepor à oxitocina, que ajuda, no parto, em quantidades humanamente necessárias, é óbvio que o parto normal se complica. Quem diz isto é Michel Odin um famoso cesarianista reconvertido, às vantagens do parto feito por parteiras, que são aquelas pacientes assistentes, que, ou tricotam, aos pés da cama da parturiente, ou fingem que dormitam, diz Odin. (Escreveu o livro [A CESARIANA])
O mais caricato é invocarem o conhecimento científico (a ciência), para convencerem os incautos ignorantes de que "o conhecimento científico é universal (é assim em todo o mundo conhecido) e necessário (nas mesmas circunstâncias o fenómeno repete-se da mesma maneira e não pode ser outra). E tentam convencê-los de que a medicina é assim...
Ora, se o ser humano é diferenciado, ao ponto de não haver 2 indivíduos iguais, como explicam a repetição dos fenómenos de modo a garantir que; as mesmas causas provocam os mesmos efeitos, como no "conhecimento científico"?
Os gregos fizeram o percurso do "mito à razão"; os médicos fazem o percurso inverso: da "razão ao mito" da cascavel enrolada, no pau (caduceu).
O mais espantoso é que ninguém discute esta farsa.
Os mais arrojados antropólogos vão dizendo: "e se Deus fosse a ciência"?
Se Deus for a ciência faz sentido a Sua máxima: "a tua fé te curou" e a crença de que os médicos são deuses na terra, a curar os crentes, enquanto os descrentes morrem, porque não têm fé curadora
Por muito que lhes custe, os médicos deviam pôr no lugar da "medicina é uma ciência",  ou a medicina é infalível, na repetição dos fenómenos, deviam pôr "é uma probabilidade iluminada pela fé curadora".
Até parece que não brincam, mas brincam, com a inocência!
Terão de ser os Enfermeiros a desenrolar a cobra do pau e a trazerem a arte de curar do MITO À RAZÃO, com provas provadas, colhidas no "usa e serás mestre", tendo como matriz o "cálculo de probabilidades" copiando Florence Rouxinol, que se notabilizou com a criação do método das estatísticas.
Tudo isto sem medos nem preconceitos, mas por amor e dedicação à verdade, que alguém tem de praticar. Neste caso, as Parteiras estão mais próximas dela e mais longe dos sofismas, arvorados em ciência.

Com amizade,
José Azevedo - enfermeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário