sexta-feira, 30 de maio de 2014

AS DUAS ENFERMAGENS

Mas é mais que evidente:
estamos a travar uma luta entre duas Enfermagens; entre os que defendem os Enfermeiros Operários e Proletários e os que defendem os Enfermeiros como os Administradores ideiais dos Serviços de Saúde, seja nos hospitais, seja nos centros de saúde.
Aliás, se a política do SNS for centrada nos Utentes e nas suas múltiplas necessidades, que os Enfermeiros satisfazem, e não na corporação Médica, com intereses vários, mas, nem sempre, direccionados para os doentes, é fácil perceber as voltas, que o nosso mundo da saúde vai ter que dar.
Temos a experiência anterior;
Estamos a viver uma experiência de Proletário; uma só categoria, numa carreira que é um embuste; objecto de complementaridade, de todos; considerados como coisas, pelas administrações menores, que temos.
O resultado está bem à vista, que é péssimo, pois o esforço continuado que essas administrações vesgas estão a exigir dos Enfermeiros, estão a sujeitá-los ao um desgaste, anormalmente grande, como diria Zola na sua "Besta Humana"; «estão a usá-los como carne para canhão
É óbvio que, nesta luta, temos que atacar não só os autores desta exploração desenfreada, como  os IU que a apoiam e lhes obedecem.
É a luta dos que querem, para os Enfermeiros uma formação única (universitária), contra os que não querem formação definidada para os Enfermeiros que classificam como "pau para toda a colher", sem função definida.
A tal COMPLEMENTARIDADE de tudo e todos.
Estejam atentos, Colegas vítimas...

Com amizade
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário