domingo, 4 de maio de 2014

O CALISTA PODÓLOGO


NB:
Os benzedores e perpetuadores do REPE, que ponham os olhos nisto e se ofereçam, para ajudar a fazer um REPE aos CALISTAS:
1- Ouvida foi a Ordem dos Médicos, porque Médicos são os podologistas da Gandra.
2 - A Ordem dos Enfermeiros não foi ouvida, porquê?
3 - A zona do pé não é uma zona comum dos Enfermeiros a quem compete o tratamento do "pé mdiabético"?
4 - Será que a Ordem dos Enfermeiros, já contestou esta intromissão da Ordem dos Médicos, que não é a principal interessada em delimitar fronteiras; em partilhar áreas de actuação de outros, como é o caso dos Enfermeiros...
5 - Leiam a "complementaridade". Também os Enfermeiros segundo o REPE, passam a ser complementaridade dos "calistas". Está no artigo anterior (o da negociata) uma referência aos "intencionalistas" autores do REPE.
Que pena não terem as vistas mais rasgadas, para poderem ver um palmo acima do horizonte!
Convém não esquecer que estas ingerências da Ordem dos Médicos dependem da ignorância dos nossos legisladores, que para não pensarem, para esses ignorantes tudo que é saúde é "médico". Tudo o mais, onde se inclui a Enfermagem, apesar da sua antiguidade, ainda não é conhecida por eles.
Vamos ver se a Ordem dos Médicos se vai preocupar com os remédios para os calos e quem os pode receitar, como se preocupa, opõe e impede os Enfermeiros e as Parteiras de receitarem, impedindo a comparticipação.
Esperamos que os actuais directores da OE se desenvencilhem, rapidamente, da influência que o SEP exercia na OE, no tempo Augusta/Guadalupe.
A Enfermagem não é o que elas pensam nem o que conhecem dela: é bem mais.
Estão a ver o perigo de termos a profissão representada por uma gama de IU bem mais numerosa do que as nossas necessidades e expectativas.
Meditem nisto, Colegas, e não se deixem distrair com as eventuais discordâncias acusatórias de divulgarmos os principais responsáveis pela decadência da Enfermagem, comparando o que ela evoluiu, no período antes da Ordem e o que deacaiu, depois de criada a Ordem, por inabilidade de quem a dirigia.
A Enfermagem é uma ARTE, que exige treino.
Estas coisas devem-se à influência, na nossa Arte, dos autores de teorias vazias de conteúdo.
Não restam pois dúvidas da cumplicidade da Ordem dos Médicos, de intromissão abusiva na área da Enfermagem e na atomização da mesma, dividindo como propriedade da Ordem dos Médicos, pelos carecidos de estatuto e campo de acção.
Já estamos à espera de ver as posições entre os CALISTAS e o pé diabético e os Enfermeiros.
Entre muitos defeitos, que a Classe Enfermeira tem; está o demasido respeito e veneração por aqueles, que não nos respeitam nem param de nos agredir.
Somos contra a violência; mas não abdicamos de usar o vigor na defesa da Enfermeira e do seu estatuto, largamente acreditado pelo tempo e pela prática.
Os anjinhos acreditam que a força da Medicina se funda na "ciência".
Essa mania já invadiu, até, a Igreja. Foram ferozes as lutas dos que defendiam A FORMA DE:  se a Deus se chega pela RAZÃO - LOGOS ou pela FÉ... A teo...logia (ciência de Deus), passa por esta dúplice interpretação.
Podem participar das minha dúvidas;
Por que é que uma simples vacina para a gripe das aves (H1Nx) pode matar uns, inutilizar outros e não garantir a inoquidade a ninguém. Se a medicina fosse uma ciência e se a sua força e atrevimento lhe viessem daí, todos os vacinados reagiriam da mesma maneira.
A água ferve a 100º cntígrados, ao nível do mar; isto é saber científico, porque é conhecimento universal e necessário; é igual em todo o mundo, tende sempre para o mesmo efeito a partir da mesma causa.
Mas com os indivíduos as mesmas causas nunca produzem os mesmos efeitos.
Por isso o investigador popular diz:
«Há 2 coisas que não consigo entender; ser padre e ir para ao inferno; ser médico e morrer».
 Não é portanto, da hipotética e abusada ciência, ao abrigo da retórica vazia, como sempre, que vem a prepotência da Ordem dos Médicos.
Segundo a tese de Matthias Rath, podemos conjecturar que as suas prepotências são proporcionadas pelas "forças do mal", que, por sua vez a vão buscar à patente e à química, que começou com a casca do salgueiro a dar origem à "aspirina da B"e ao registo da 1ª patente.
Será ética termos respeito por quem passa a vida a provocar-nos e a desrespeitar-nos?

Lendo a síntese dos 10 Mandamentos Cristãos "Ama a Deus sobre todas as coisas e ao Próximo como a ti mesmo".
Depois induz-se; "não faças aos outros o que não queres que te façam..."

Virando a moeda da outra face, lá se diz: pela ética pura não estás obrigado a respeitar, amar quem não tem igual respeito e amor por ti. A reciprocidade é um pricípio universal.
Sêde bons, mas não bacocos ou lorpas.
Deus manda oferecer a outra face, quando nos agridem numa; mas não é para darem mais bofetadas; é o sinal para podermos retibuir a bofetada com outra bofetada e um pontapé educativo, se o agressor fizer o gesto de ir dar outra bofetada.

Com amizade e preocupação
José Azevedo

CALISTAS<<clique




A Associação Portuguesa de Podologia (APD) está a ponderar processar judicialmente a Ordem dos Médicos em tribunal por causa de afirmações de seus dirigentes sobre a regulamentação do exercício da profissão que classifica de «falsas e gratuitas».

A questão aqui é a total aniquilação de todas as profissões que prestem cuidados a pessoas com problemas de pés, dada a natureza deste projecto de diploma e que se pode constatar pela redacção da lei(Consultar Aqui) tal como:

"g) «Podologia» a ciência da área da saúde que têm como objetivo a investigação, o estudo, a prevenção, o diagnóstico e a terapêutica das afeções, deformidades e alterações dos pés;
h) «Podologista» o profissional que desenvolve as atividades de investigação, estudo, prevenção, diagnóstico e terapêutica das afeções, deformidades e alterações dos pés; "
Portanto esqueçam isso do trabalho em equipa... Os proponentes da lei querem o exclusivo de tudo!
Tens uma unha encravada? Só podologista o pode fazer.
Tens uma ferida no pé( de qualquer natureza)? Só o podologista o pode fazer.
Tens um entorse? Só um podologista pode intervir.
Fracturaste um pé? Só um podologista pode intervir
Queres corrigir a tua postura por um problema na anatomia do pé? Só podologista o pode fazer.
Mas se não acreditam, leiam o diploma...
Portanto, duma penada só, transforma-se a profissão de podologista na única que pode fazer o que quer que seja a pessoas com problemas nos pés.
Há quem pense que o Mundo só apareceu quando nasceram, ignorando todo o passado e presente. No presente Milhares de Enfermeiros avaliam e tratam pessoas com feridas nos pés, qualquer que seja a natureza da ferida, centenas de enfermeiros reabilitam pessoas com problemas nos pés, milhares de médicos prestam cuidados a pessoas com problemas médicos e cirúrgicos, dezenas de técnicos de ortoprotesia desenham próteses, centenas de fisioterapeutas prestam cuidados a pessoas com problemas nos pés, etc etc etc...
Há quem não queira trabalho em equipa, apenas ficar com tudo para si, mesmo não tendo arcaboiço para o fazer, quer em qualidade dos profissionais( é uma área demasiado vasta para ser exclusiva dum profissão, anulando a acção de enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, técnicos de ortoprotesia, até de Sapateiros!) , quer em quantidade( não existem profissionais suficientes para assumirem esta "quota" de mercado na saúde.
Portanto um aborto de legislação e como tal irá ser chumbada na Assembleia da República, só isso é que é expectável e de bom senso.

NOTA do EDITOR:Mauro Rosa


"O Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos acusou o Ministério da Saúde de querer transformar «a profissão de esteticista/pedicura (podologia)» numa profissão que abrange competências médicas.
A acusação consta de um comunicado deste organismo, a propósito de uma proposta de lei que se encontra em discussão na Assembleia da República e que estabelece o regime de acesso e de exercício da profissão de podologista.
Esta quarta-feira, a APP fez saber, através de comunicado, que estas afirmações estão a causar «enormes danos nos profissionais da podologia, pois estão a comprometer a relação e a confiança entre os podologistas e os doentes».
Perante isso, a Associação deu instruções ao seu departamento jurídico para avaliar esta atuação.
«Se assim se entender, será o caso levado ao foro judicial para apuramento de responsabilidades», lê-se no comunicado.
Segundo o conselho regional do norte da Ordem dos Médicos, a proposta de lei sobre o regime de acesso e de exercício da profissão de podologista «transforma na prática a profissão de esteticista/pedicura (podologia) numa profissão de elevada diferenciação e extensão, abrangendo competências de medicina, cirurgia e anestesiologia».
«E tudo isto com um curso teórico de apenas três anos», alerta o Conselho Regional do Norte, referindo que a proposta prevê que os podologistas passem «a desempenhar, com total autonomia técnica e científica (prevenção, diagnóstico e terapêutica), múltiplas funções de profissões que têm, todas elas, períodos de formação bem mais extensos e exigentes».
Afirmações que a APP repudia, considerando que tal ato da Ordem dos Médicos se trata de «mero corporativismo».
«A formação total dos podologistas, entre formação pré-graduada e pós graduada, está compreendida entre 3000 e 4500 horas, claramente superior a qualquer formação académica médica na área do pé», prossegue o comunicado."
http://www.tvi24.iol.pt/503/sociedade/podologistas-processo-ordem-dos-medicos-acusacoes-formacao-tvi24/1553322-4071.html
Ler 413 vezes

Sem comentários:

Enviar um comentário