segunda-feira, 19 de maio de 2014

PORTUGAL É O MAIOR MEDICOCENTRICO

 Como se pode verificar, nalguma coisa teríamos de ser os primeiros da Europa, e somo-lo, na despesa das famílias, com a saúde, que de de 4,3%, no ano 2000 subiu para 5,8%, em 2014.
Conclusão: uma crise nunca vem só.
Mas a 2ª crise é a do "medicofuncionário", que tem necessidade de inventar coisas, como doenças e outras formas de captar clientes, tornando Portugal um país de hiponcondríacos saudáveis, que consomem a maior percentagem das suas magras economias com a doença e são nisso os primeiros. [O médico e escritor norte-americano Lewis Thomas foi um dos primeiros a alertar para este perigo: « Se continuarmos a ouvir estas charlatanices, corremos o risco de nos transformarmos num povo de hipocondríacos saudáveis, que vive mergulhado no desalento e que se angustia quase até à morte»] (in Direct to consumer advertising is medicalising normal human experience - British Medical Journal 324, pp 908-911. 2002).
Para aqueles que pensam que ao dizermos que é urgente o MS começar desfuncionalizar a Classe Médica não estamos a mostrar inveja por eles, os Médicos terem retirado o Doente do centro das atenções do SNS; é também por estas aberrantes discrepâncias de sermos mais hipocondríacos saudáveis da UE dando a ideia também de um povo doente que é o maior a gastar do pouco que tem com a doença, que felizmente, é inventada, na maioria dos casos.
O Reino Unido está em último lugar com apenas uns magros 1,6% de gastos com a saúde/doença.
Para que não se pense que são delírios nossos, veja-se como são tratados os Cuidados ou Assistência Primária. Veja-se para onde estão a emigrar os nossos Colegas!...
Como é que os Médicos são contratados, no Reino Unido?
São tudo menos funcionário de Sua Majestade.
Mas podem ver outra referência a dos Países Baixos (Holanda), que num total de 23 paises, está em 18º, com 2,7% de gastos com a saúde/doença.
Também aqui, como é que são contratados os Médicos? Ai não são funcionários, não.
Já deu para perceber porque é que os criadores do SNS pensaram que criaram uma SNS e criaram a "funcionarização" do Médico, com as inerentes consequências de que esta dos consumos das nossa parcas posses são um belo e inquestionável.
Ao pai do SNS aconteceu-lhe uma coisa parecida A descoberta de Colombo do caminho marítimo para a Índia, romando a Ocidente.
Por isso o Sr. MS, quando quiser falar de reformas sérias e profundas do SNS, pode vir falar connosco, se não quiser estar a fazer chover no molhado...
Com 251 habitantes por Médico bem podiam fazer melhor, sem inventarem tantas doenças e gastarem tanto dinheiro dos mais necessitados, até de lucidez bem fundamentada.
Caros leitores, façam um exercício de abstracção matemática com os números em evidência, para saberem distinguir muitas das causas das coisas, que nos afligem como vespas ameaçadoras.

E mais:


Sem comentários:

Enviar um comentário