terça-feira, 17 de março de 2015

O LADO MAU DA MEDICINA



B.P. nâo é uma marca de petróleo, mas nome de médico, que vai reunir os Enfermeiros de Campo Valongo, hoje, para democraticamente, (pobre democracia que serve para justificar todas as alarvices) os distribuir pelos «seus» Médicos de Família: cada um com cada qual.
Complexado duplo, com duas razões fortes, que, não sendo responsável directo, por elas, sofre-lhes as consequências; deixou de ser chefe dos médicos, que o rejeitam, mas como o seu duplo complexo lhe impõe o comando de qualquer coisa, pretende, agora, impor-se-se como chefe dos Enfermeiros, que desistiram de lutar.
Para os que se distraem, facilmente, lembramos o que disse o presidente da secção regional dos centro da Ordem do Médicos a propósito dessa criação do Enfermeiro de Família: «finalmente, foi criado o Enfermeiro de Família, que vai ficar adstrito a seu Médico de Família». É tudo seus: é o Médico de Família que é seu do Enfermeiro de Família; é o Enfermeiro de Família que é seu do Médico de Família.
Lembramos que foi em Ermesinde que a TVI perguntou a uma utente espontânea; "diga cá: o que faz uma enfermeira de família?
Faz o que a Senhora Dr.ª manda"...
Tudo isto não é por acaso; não é inocente...
Lembrem-se que é nesta zona que está um dos principais camaleões (espécie de lagarto que muda de cor para o disfarce ser mais perfeito) promotores das USF.

É neste contexto, que B.P., o complexado, vai fazer a distribuição democrática de cada Enfermeiro ao seu Médico.

A culpa não é do B.P., mas dos Enfermeiros, que se põem a jeito, em primeiro lugar;
Dos governantes, que julgam servir bem as populações, em assistência sanitária, entregando os CSP aos Médicos, que os hospitais rejeitaram, por razões óbvias.
Não adianta dizer-lhes que os modelos de USF, que até a troika das tricas aconselhou, é a UCC, com predominância nos Enfermeiros, porque o esforço, que os governantes têm feito, para despromover os Enfermeiros, estratégia, que começou, no governo anterior e que o actual, ainda não deu sinais de estar interessado em corrigir, leva às confusões dos complexados, que não se esgotam no modelo  B.P. 

Estão mesmo a pedi-las, não estão?!

Temos dito, vezes sem conta, que a metodologia dos 7 Médicos x 7 Enfermeiros x 7 Administrativos tinha, na base, o Médico ter o seu Enfermeiro e o seu Administrativo.
Os ceguetas ficam surpreendidos, quando em horas de surtos, mesmo normais e previsíveis, tudo se complique, nas urgências, transformadas em montras das inutilidades bem geridas e implantadas por quem não percebe nada disto. E quem percebe foi afastado das áreas de decisão, como aconteceu com as chefias de Enfermagem. Vejam, por exemplo o que aconteceu aos que estavam a tentar fazer omeletas sem ovos; perderam o concurso!

É claro que qualquer ignorante, que se preze, tem duas características:
a 1ª é que demora mais tempo a compreender as evidências, por défice de conhecimento;
a 2ª é que tem dificuldades em abdicar da sua ignorância, pois entende que é uma mais valia para o ambiente, que o cerca.
B.P. personifica perfeitamente, as duas; por isso ainda não percebeu que os Enfermeiros de Campo são para andarem, no campo, a resolver problemas de saúde, que ele não entende, apesar dos anos, que leva de experiência inútil, porque o campo, onde foi semeada, é estéril; não passa de um calhau com dois olhos, como diz o borda-d'água

Colegas, reajam e mostrem quanto e como valem!

Com amizade,
José Azevedo



Sem comentários:

Enviar um comentário