quinta-feira, 21 de maio de 2015

AMPLIANDO OS ERROS




Temos vindo a demonstrar que o método das USF é um bom método para não resolver adequadamente a assistência Primária, conhecida em Portugal como Cuidados de Saúde Primários.
Depois de copiado um título reservado aos Enfermeiros: ENFERMEIRO DE FAMÍLIA, que já vem do tempo de Ethel Fenwuik, a fundadora do ICN, que se comemora a 12 de Março, criaram-se as USF com várias formas de incentivos, com os quais se consomem os salários justos dos Enfermeiros.
Esse tipo de assistência (USF) tem demonstrado exaustivamente os efeitos negativos da criação duma elite que, como no reino selvagem, espezinha tudo que se lhe coloca pela frente.
Apoiada nas estatísticas, cujo método foi inventado por Florence Nightingale, a precursora da Enfermagem modernizada, poucos se apercebem de que as estatísticas, em Portugal só garantem um dado a reter: estão, habitualmente erradas.
Não tendo uma entidade idónea, que supervise a autenticidade do método, a avaliação feita pelos próprios, não é séria, nem útil.
Ainda há dias estiveram reunidos em Aveiro 4 dias (de 4ª a sábado) os profissionais que integram as USF, em número de 1000 participantes como foi noticiado, sobretudo pelo JN.
Quantas e quais perguntas sugere este fenómeno?
É uma questão de imaginação!
Agora os que se propõem fazer novas políticas e foram os destruidores das expectativas de quem investiu numa carreira de Enfermeiro, que desmantelaram, já dizem que vão fazer mais 25 USF ao ano; 100 no período da sua hipotética governação.
Nesta família política, quem já detinha métodos inovadores para a saúde foi arredado, para voltarem os destruidores, que a apregoarem a sustentabilidade do SNS e a exibirem o dito pai do SNS, vão entregando a chave ao ladrão.
Já não nos bastava o actual Ministro da Saúde ir contratar mais 400 Médicos dos que se reformam, para ganharem dois salários mais os proventos do exercício privado da medicina, sabe-se lá ao abrigo de que lei privilegiante e tolerante...
Não haverá quem informe estes governantes ou candidatos a governantes, que o regresso dos reformados médicos às fileiras de onde sairam (Ana Jorge, a coveira das carreira de Enfermeiros está a usufruir um salário superior ao do PR no departamento de educação permanente (DEP) do Garcia da Orta que foi criado por Enfermeiros em 1982, para Enfermeiros. Aposentou-se, num dia e no dia seguinte: zás-trás; Garcia da Orta.
Serão os únicos culpados, os promotores de tais práticas?
Não.
A fragilidade do nosso ensino, que não forma Enfermeiros para enfrentarem este mundo cão, porque o não visitam, uma das principais causas do seu desconhecimento; o processo de selecção e ou manutenção escandalosa de nulidades, como é um bom exemplo, a do HSJoão, nas Direcções de Enfermagem, que até estão a prejudicar esse altíssimo vendedor de banha de cobra, que tem feito carreira no Ministério da Saúde, onde ficou conhecido como o 10%, percentagem que já subiu, para 30%, com a criação de postos de atendimento de saúde, que vão desde as barracas das farturas aos supermercados, têm tanta ou mais responsabilidade, que os predadores e perversores das competências dos Enfermeiros.
Usando uma máxima salazarista, ao que dizem alguns: «Se queres o povo humilde e submisso, obriga-o a passar fome...», estão a humilhar os Enfermeiros, com baixos salários de miséria, e péssimas condições de trabalho, fingindo acreditar que são os Médicos os suportes dos serviços de saúde.
Tenham maneiras e alguma pudicícia.

Com amizade,
José Azevedo

DECLARAÇÃO DE AVEIRO USF-AN <clique>





Sem comentários:

Enviar um comentário