quarta-feira, 24 de junho de 2015

CONFRONTO DOS CONTRÁRIOS INCONCILIÁVEIS: AMANHÃ 25_06_15



Os Sindicatos SE e SIPE, constitutivos da FENSE (Federação Nacional de Sindicatos de Enfermeiros), vão confrontar-se amanhã, dia 25 de Junho de 2015, com o grupo negocial criado pelo Ministério da Saúde.
A experiência já demonstrou que os desmantelamento da carreira de Enfermagem, levada a cabo, por Ana Jorge, Manuel Pizarro, (Ministra e Secretário de Estado da Saúde, respectivamente) com a colaboração prestimosa da ACSS, tudo no governo anterior, criou as condições para a privatização compulsiva do SNS.
E o actual governo manteve e exacerbou! 

Se nos ouvissem, com mais e melhor atenção e, sem pressupostos de qualquer índole, já sabiam que os fenómenos de que os Enfermeiros são as principais vítimas; salários baixíssimos e condições de trabalho péssimas, de pré-ruptura, que têm como principal objectivo a privatização do Serviço Público, pagando meios salários aos Enfermeiros, na época de lançamento da ideia; está a funcionar ao contrário, com prejuízo, para ambos os sectores.
Os 85% da massa salarial total, do Ministério da Saúde, atribuídos, à Classe Médica, servem para pagar bem e, ao mesmo tempo, palrar sobre a insustentabilidade do SNS (ouvir sobre esta matéria os 10% e outros "sui generis", que fingem estar a vociferar soluções ideais, mas realmente podres), enquanto a grande maioria dos salários de todos os outros, incluindo os dos Enfermeiros, se banqueteiam lautamente, com os restantes míseros 15%. Não é preciso dizer mais nada a quem entende esta linguagem, na Luta de Classes. Quem entende os números, como o Ministro da Saúde, entre outros, estes falam por si. A não correcção destas assimetrias, também fala por si

É urgente corrigir as asneiras, que foram praticadas por pessoas, que nem roubar sabem, ou seja; nem para ladrões servem, eles e os que andam à sua volta. E, não obstante...

Sendo a Enfermagem estrutura do SNS tem de ter:

1 Carreira adequada e administrada correctamente, não pelos vilões, de vergasta em punho, mas por pessoas, que, desde o acesso à função, tenham o perfil adequado e condições de realização, dos objectivos Enfermeiros.

2 Remuneração condigna, para que o trabalho, num só lugar, permita, ao Enfermeiro, um nível de vida normal, como o de qualquer cidadão, em igualdade de circunstâncias.

3 Condições de vida e de trabalho condignas, com o seu estatuto de Classe. O Ministro da Saúde vai ter de modificar e muito, a ideia que tem de Enfermeiro, falando connosco, directamente e não, através de outros, mesmo que estejam próximos. O Ministro da Saúde, sempre que se refere a Enfermeiros diz: "vou falar com os Médicos para isto, aquilo e aquelito...". Os seus Delegados vão ter que falar connosco e, acerca dos nossos problemas.
Se preciso for, ensinamo-lo acerca do que é e rende um Enfermeiro, no SNS, ele que sabe tanto e quase só, de números.

Colegas, estejam atentos, para não embarcarem em aventureirismos de alguns profetas da desgraça;  disponíveis, para as acções eventualmente necessárias e adequadas a repormos a Enfermagem, nos carris da Profissão e retirá-la dos exploradores, interessados noutros objectivos.

Com amizade,
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário