sábado, 20 de junho de 2015

FORMAÇÃO ACELARADA DOS TAE's




Para nós, foram claros os ataques ao Presidente do INEM, após a sua visita ao Porto, onde pôs as coisas no são.
Lembram-se da mulher, que esperou deitada, e bem acompanhada, para substituir a equipa, como se fosse um grande crime, como os jornais de encomenda deram alarde.
Não sabíamos é que houvesse, no governo, médicos Secretários de Estado, a abusarem do cargo, para roubarem, usando um pequeno grupo, que a militância comunista construiu, com tanto apreço e carinho, com sindicato e tudo, abusando desse pequeno grupo e jogando-o  contra a grande causa da assistência pré-hospitalar, necessidade descoberta e solucionada por Enfermeiros, nos quais me incluo, com provas dadas nos 10 anos que chefiei a Urgência do HSJoão e, nos 5 em que fui Enf.º Director do mesmo Hospital.
Felizmente, que já tivemos reacções contra nós, duma pseudo-enfermeira, presa nos seus problemas existenciais (quem os não tem?), que me acusou de dizer mal de tudo e de todos, só porque dissemos dela o que devíamos dizer, lembrando-lhe os deveres profissionais, coisa, que, até, pertence mais, à Ordem dos Enfermeiros, que gere ou devia gerir o Código dos Deveres Profissionais, dito Deontológico.
Claro está que; se a formação dos TAE's é ministrada pelo INEM, é oportuno saber quem lha ministra, no interior do INEM.
Se são os Médicos, a ensiná-los a receitarem por telepatia e telemedicina, a passarem certidões de óbito e outra tarefas exclusivas do Médico, é uma coisa; mas se são os Enfermeiros a transmitirem-lhes as, técnicas de Enfermeiro, é outra coisa.
Aqueles que entendem que devemos dizer bem desta vileza e traição à Profissão Enfermeira, aliás regulamentada, no Código Deontológico, que a Ordem dos Enfermeiros devia gerir, estão muito enganados a meu respeito.
As lutas que tenho travado por causas de Enfermeiros e Enfermagem, destinam-se a defender causas justas e não as causas de mercenários que se servem abusivamente da Profissão, para a abandalharem com o seu mercenarismo.
E não queiram que digamos bem destas pessoas mercenárias e das suas atitudes reprováveis.
Se sem formação INEM não há TAE;
Se a Ordem dos Enfermeiros actuar e impedir do exercício estes mercenários;
Se não houver Enfermeiros, mesmo que degenerados, a transmitirem as suas técnicas, a quem não tem formação básica, para as suportar, pode o Sr. Leal da Costa, afadigar-se para conseguir um conjunto  de idiotas, aproveitando a deslocação dos Corpos Gerentes da Ordem dos Enfermeiros, em Seul, na Coreia do Sul, porque vai ter de jogar, também connosco, já que temos alguns trunfos, para jogar, como devia calcular.
Um deles é que; já temos a promessa de alguns Enfermeiros "formadores", mesmo da ala comunista, que puseram os clubes abaixo da Profissão e, já nos garantiram, que não vão colaborar mais nessa formação de TAE's.
Se isolarem, aqueles que, por força das circunstâncias, não podem deixar de assumir os compromissos que, levianamente, assumiram, o Sr. Secretário de Estado pode aprovar um diploma que não tem efeitos práticos se os verdadeiros Enfermeiros perceberem que; é abusiva e ultrapassa todos os limites, criando um grupo desnecessário, para actuar numa área, onde há desemprego e muito e legitimidade para dizer: assim não vale.
Querem que digamos bem destas vilezas?
Não é o nosso estilo, pois para defender o Enfermeiro e a Enfermagem, temos de demonstrar as causas destas coisas.
E quem não gostar, não come, pois o meu estatuto não me permite fingir ignorância nem cobardia.

Com amizade,
José Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário