segunda-feira, 8 de junho de 2015

MOMENTO DE FICCÃO

Luta dos enfermeiros pela defesa do Serviço Nacional de Saúde

header_H300
O LIVRE/TEMPO DE AVANÇAR estará sempre ao lado dos trabalhadores que, através das suas iniciativas, se disponibilizam para defender os serviços públicos.
O SNS é uma aquisição civilizacional dos portugueses, factor de progresso e de equidade.
Os cortes que foram efectuados nos últimos anos, contrariamente às declarações do primeiro-ministro, não permitiram fazer “mais e melhor com menos”. E a comprová-lo está a diminuição da acessibilidade aos cuidados de saúde por parte dos portugueses, o aumento da mortes nos serviços de urgência, o aumento do numero de doentes que interromperam tratamentos e/ou terapêutica, os milhares que não têm profissional de saúde de referência.
O L/TDA lamenta estas declarações tanto mais que uma das denuncias efectuadas pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses são as milhares de horas que os enfermeiros são obrigados a fazer, por necessidade dos serviços, para além do seu horário normal sem que essas horas sejam consideradas como extraordinárias e prevejam que alguma vez sejam pagas.
O L/TDA na defesa do SNS considera inadiável que a percentagem da componente pública do orçamento da saúde deverá ter como referência o valor médio respectivo do Eurogrupo e  que o SNS deve ser dotado com os recursos humanos imprescindíveis ao funcionamento das equipas pluridisciplinares, em todos os serviços de saúde.
Ainda, o L/TDA considera que os profissionais de saúde devem ser valorizados potenciando dessa forma a sua retenção no SNS evitando o seu esvaziamento por saídas para o sector privado e/ou emigração.

NB: Convém não esquecer que a maior parte das chefias de circunstância ou circunstanciais são SEP e são elas que forçam os Enfermeiros a violar as escalas, fazendo mais horas do que as que estão escaladas e ou pagas.

Sem comentários:

Enviar um comentário