domingo, 21 de junho de 2015

TAE - EXERCÍCIO SOBRE VERGONHA, POUCA OU NENHUMA

ORIENTAÇÃO DE LEITURA:
1 - Está exposto o link e a leitura directa.
2 - Não querem nada com os Enfermeiros e nós, até concordamos, pois a Ordem dos Enfermeiros não  deve meter-se a legitimar uma série de ilegalidades todas elas tendentes a atirar às malvas e urtigas, a segurança dos Doentes, ainda por cima, em estado crítico.
3 - Mas a Ordem dos Enfermeiros não se comprometer nestas desenvergonhadas atitudes, não significa virar as costas ao problema, mas sim recorrer ao Ministério Público da usurpação de funções dos Enfermeiros, que nem o INEM, nem os Médicos têm competências para autorizar a delegação:
3.1 - Os Médicos, individualmente, já não têm essa competências desde 1942 - DL 32.171 de 29 de Julho;
3.2 - A Ordem dos Médicos, também não, porque o seu estatuto é da imposição de um código deontológico, mas aos Médicos, Classe que tem poderes para regulamentar;
3.3 - De igual competência, relativamente aos Enfermeiros, goza a Ordem dos Enfermeiros, pois só ela tem poderes para regulamentar o exercício da Profissão Enfermeira.
4 - Por isso nem a Ordem dos Enfermeiros, nem os Sindicatos dos Enfermeiros têm algo a ver com aqueles, em quem os Médicos delegam as suas competências de Médicos, mas;
4.1 - As competências dos Enfermeiros, só estes é que as podem delegar, logo;
4.2 - Quem as usurpar sofre as consequências, seja quem for e por que via as usurpar. O Ministério Público e a Polícia Judiciária estão sempre abertos e esta dispõe de piquetes de urgência.
5 - Os Médicos parece já terem esquecido, que a única dependência que os Enfermeiros têm deles, é através da 3ª parte da receita; onde devem estar expressas as vias e doses de administração terapêutica. Mas a arte de executar essa tarefa é exclusiva do Enfermeiro, tal como a receita é exclusiva do Médico. Se já se esqueceram disto o problema não é nosso; é dos esquecidos.
Mas os trunfos de que dispomos não acabam aqui...
6 - Se houvesse um pouco de vergonha e bom senso, nesta matéria, não iam buscar modelos do 3º Mundo, onde os curandeiros são a única tábua de apoio, que não de salvação.
Ora, com tantos Enfermeiros, no desemprego e na emigração, para sobreviverem, no exercício duma habilitação, que pagaram do seu bolso, é um abuso de confiança e um insulto à Classe Enfermeira, teimar nesta aberração louca dos TAE's.
7 - É evidente que os TAE têm lugar nas ambulâncias, mas como motoristas, e só.
Esta procissão ainda não saiu do adro, mas já serve para acordar os Enfermeiros das faltas de respeito de que estão a ser vítimas, para não falarmos da falta de respeito, que a Classe Médica demonstra ter pelos sinistrados, ao delegar por telemedicina ou telepatia, num cepo ou ignaro, nestas matérias.
Sei por experiência própria, porque chefiei com eficácia as Urgências do HSJoão (1966 a 1976), que os primeiros embates com os sinistrados são dos Enfermeiros e o Médico aparece muito depois, quando a vítima já está estabilizada. Por isso não tem a Classe Médica um conhecimento muito profundo dos primeiros contactos com sinistrados.
As diferenças dessa época para hoje, não estão nas vítimas, mas na melhoria dos espaços e das máquinas, mas a morte continua a suceder à paragem cardiorrespiratória.
Imaginem-se na situação do motard, que vestiu o casaco ao contrário, para proteger o peito, da pressão do ar.
Caiu e ficou desmaiado, na valeta.
Quando os TAE's chegaram junto da vítima, a primeira coisa, que fizeram foi endireitar-lhe a cabeça, que estava virada para as costas, como indicava o casaco, vestido ao contrário. A partir daí, deixou de respirar, diziam ao relatarem a ocorrência.

Prezados Governantes,
Não brinquem com coisas tão sérias como a vida das pessoas.
Se estivéssemos nas florestas do 3ª e não tivéssemos outra solução, não teríamos outro remédio.
Mas nós já temos fronteiras e não temos de estar sujeitos às sugestões dos que não conseguem ver as diferenças.
Com amizade e muita atenção,
José Azevedo


EXERCICIO SOBRE VERGONHA <CLIQUE AQUI> Nº 1
OU PODE LER:




EXERCÍCIO SOBRE A VERGONHA <CLIQUE AQUI> Nº 2
OU PODE LER:






EXERCÍCIO SOBRE A VERGONHA <CLIQUE AQUI> Nº 3
OU PODE LER:




EXERCÍCIO SOBRE VERGONHA <CLIQUE AQUI> Nº 4
OU PODE LER:















Sem comentários:

Enviar um comentário